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Avaliação da Aprendizagem (na visão de Vygotsky)

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Para Vygotsky, na avaliação da aprendizagem o mediador (professor, tutor, etc.) age na [[Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)]], ou seja, nas estruturas não amadurecidas do aprendiz. "Vale ressaltar que isso só acontece quando o sujeito interage com outras pessoas em seu ambiente e internaliza informações disponíveis do seu meio social, pois o conhecimento é o produto da interação social e da cultura; logo, o indivíduo é um ser sócio-histórico. O construtivismo sócio-interacionista tem como foco central a coletivização do saber, proporcionando descobertas fecundas no grupo. É nessa zona que o mediador, por meio da linguagem, intervém e auxilia visando à construção e reconstrução do conhecimento do aprendiz” (TAVARES-SILVA, 2003).
Para Vygotsky, na avaliação da aprendizagem o mediador (professor, tutor, etc.) age na [[Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)]], ou seja, nas estruturas não amadurecidas do aprendiz. "Vale ressaltar que isso só acontece quando o sujeito interage com outras pessoas em seu ambiente e internaliza informações disponíveis do seu meio social, pois o conhecimento é o produto da interação social e da cultura; logo, o indivíduo é um ser sócio-histórico. O construtivismo sócio-interacionista tem como foco central a coletivização do saber, proporcionando descobertas fecundas no grupo. É nessa zona que o mediador, por meio da linguagem, intervém e auxilia visando à construção e reconstrução do conhecimento do aprendiz” (TAVARES-SILVA, 2003).
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==Fonte==
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Edição de 16h31min de 15 de fevereiro de 2018

Ementa

Para Vygotsky, na avaliação da aprendizagem o mediador (professor, tutor, etc.) age na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), ou seja, nas estruturas não amadurecidas do aprendiz. "Vale ressaltar que isso só acontece quando o sujeito interage com outras pessoas em seu ambiente e internaliza informações disponíveis do seu meio social, pois o conhecimento é o produto da interação social e da cultura; logo, o indivíduo é um ser sócio-histórico. O construtivismo sócio-interacionista tem como foco central a coletivização do saber, proporcionando descobertas fecundas no grupo. É nessa zona que o mediador, por meio da linguagem, intervém e auxilia visando à construção e reconstrução do conhecimento do aprendiz” (TAVARES-SILVA, 2003).

Fonte

TAVARES-SILVA, T. Mediação pedagógica, nos ambientes telemáticos, como recurso de expressão das relações interpessoais e da construção do conhecimento. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.