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Aprendizagem Ativa

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Edição feita às 17h47min de 16 de fevereiro de 2018 por Ramadan (disc | contribs)
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Ementa

Toda aprendizagem envolve uma prática social que acontece pela participação ativa em comunidades sociais e pela construção de identidades com essas comunidades. Os saberes em uma comunidade de prática (CoP) são produzidos e evidenciados através de formas compartilhadas de fazer e entender, as quais resultam de dinâmicas de negociação e envolvem a participação ativa e a reificação da prática.


Veja também: Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática // Educação a Distância ou Ensino a Distância? // Aprendizagem (com base na visão de Paulo Freire) // Conhecimento // Colaboração // Interação ou Interatividade? // Aprendizagem Social // Conectivismo

Referência

A aprendizagem realizada por meio da participação ativa e da colaboração é, segundo Lave e Wenger, um aspecto da prática social e envolve a pessoa inteira, implicando não somente uma relação com atividades específicas, mas uma relação com comunidades sociais, o que torna essa pessoa um participante pleno, um membro, um tipo de pessoa. Dessa forma, a aprendizagem implica tornar-se capaz de estar envolvido em novas atividades, de desempenhar novas tarefas e funções, de dominar novas noções. Para Lave e Wenger, a teoria da prática social possui ênfase na relação interdependente entre o agente e o mundo, a atividade, o sentido, a cognição, o ensino e a aprendizagem.

Fontes

ANTUNES, A. S. M. M. A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

WENGER, E.; LAVE, J. Situated learning legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University, 2003.