http://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Aprendizagem_Ativa&feed=atom&action=historyAprendizagem Ativa - Histórico de revisão2024-03-28T21:34:23ZHistórico de revisões para esta página nesta wikiMediaWiki 1.16.0http://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Aprendizagem_Ativa&diff=30654&oldid=prevRamadan em 17h47min de 16 de fevereiro de 20182018-02-16T17:47:05Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 17h47min de 16 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 4:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 4:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>'''Veja também:''' [[Educação a Distância ou Ensino a Distância?]] // [[Aprendizagem (com base na visão de Paulo Freire)]] // [[Conhecimento]] // [[Colaboração]] // [[Interação ou Interatividade?]] <del class="diffchange diffchange-inline">// [[Aprendizagem Ativa]] </del>// [[Aprendizagem Social]] // [[Conectivismo]]</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>'''Veja também:''' <ins class="diffchange diffchange-inline">[[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]] // </ins>[[Educação a Distância ou Ensino a Distância?]] // [[Aprendizagem (com base na visão de Paulo Freire)]] // [[Conhecimento]] // [[Colaboração]] // [[Interação ou Interatividade?]] // [[Aprendizagem Social]] // [[Conectivismo]]</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referência==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referência==</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Aprendizagem_Ativa&diff=30653&oldid=prevRamadan em 17h45min de 16 de fevereiro de 20182018-02-16T17:45:24Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 17h45min de 16 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 2:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 2:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Toda aprendizagem envolve uma prática social que acontece pela participação ativa em comunidades sociais e pela construção de identidades com essas comunidades. Os saberes em uma comunidade de prática (CoP) são produzidos e evidenciados através de formas compartilhadas de fazer e entender, as quais resultam de dinâmicas de negociação e envolvem a participação ativa e a reificação da prática.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Toda aprendizagem envolve uma prática social que acontece pela participação ativa em comunidades sociais e pela construção de identidades com essas comunidades. Os saberes em uma comunidade de prática (CoP) são produzidos e evidenciados através de formas compartilhadas de fazer e entender, as quais resultam de dinâmicas de negociação e envolvem a participação ativa e a reificação da prática.</div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">'''Veja também:''' [[Educação a Distância ou Ensino a Distância?]] // [[Aprendizagem (com base na visão de Paulo Freire)]] // [[Conhecimento]] // [[Colaboração]] // [[Interação ou Interatividade?]] // [[Aprendizagem Ativa]] // [[Aprendizagem Social]] // [[Conectivismo]]</ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referência==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Referência==</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Aprendizagem_Ativa&diff=30424&oldid=prevRamadan em 17h32min de 15 de fevereiro de 20182018-02-15T17:32:28Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 17h32min de 15 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 6:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 6:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>A aprendizagem realizada por meio da participação ativa e da colaboração é, segundo Lave e Wenger, um aspecto da prática social e envolve a pessoa inteira, implicando não somente uma relação com atividades específicas, mas uma relação com comunidades sociais, o que torna essa pessoa um participante pleno, um membro, um tipo de pessoa. Dessa forma, a aprendizagem implica tornar-se capaz de estar envolvido em novas atividades, de desempenhar novas tarefas e funções, de dominar novas noções. Para Lave e Wenger, a teoria da prática social possui ênfase na relação interdependente entre o agente e o mundo, a atividade, o sentido, a cognição, o ensino e a aprendizagem.</BLOCKQUOTE></div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div><BLOCKQUOTE>A aprendizagem realizada por meio da participação ativa e da colaboração é, segundo Lave e Wenger, um aspecto da prática social e envolve a pessoa inteira, implicando não somente uma relação com atividades específicas, mas uma relação com comunidades sociais, o que torna essa pessoa um participante pleno, um membro, um tipo de pessoa. Dessa forma, a aprendizagem implica tornar-se capaz de estar envolvido em novas atividades, de desempenhar novas tarefas e funções, de dominar novas noções. Para Lave e Wenger, a teoria da prática social possui ênfase na relação interdependente entre o agente e o mundo, a atividade, o sentido, a cognição, o ensino e a aprendizagem.</BLOCKQUOTE></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>==<del class="diffchange diffchange-inline">Fonte</del>==</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>==<ins class="diffchange diffchange-inline">Fontes</ins>==</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>ANTUNES, A. S. M. M. '''A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho'''. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>ANTUNES, A. S. M. M. '''A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho'''. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Aprendizagem_Ativa&diff=30184&oldid=prevRamadan: Criou página com '==Ementa== Toda aprendizagem envolve uma prática social que acontece pela participação ativa em comunidades sociais e pela construção de identidades com essas comunidades. ...'2018-02-07T16:26:58Z<p>Criou página com '==Ementa== Toda aprendizagem envolve uma prática social que acontece pela participação ativa em comunidades sociais e pela construção de identidades com essas comunidades. ...'</p>
<p><b>Nova página</b></p><div>==Ementa==<br />
<br />
Toda aprendizagem envolve uma prática social que acontece pela participação ativa em comunidades sociais e pela construção de identidades com essas comunidades. Os saberes em uma comunidade de prática (CoP) são produzidos e evidenciados através de formas compartilhadas de fazer e entender, as quais resultam de dinâmicas de negociação e envolvem a participação ativa e a reificação da prática.<br />
<br />
==Referência==<br />
<BLOCKQUOTE>A aprendizagem realizada por meio da participação ativa e da colaboração é, segundo Lave e Wenger, um aspecto da prática social e envolve a pessoa inteira, implicando não somente uma relação com atividades específicas, mas uma relação com comunidades sociais, o que torna essa pessoa um participante pleno, um membro, um tipo de pessoa. Dessa forma, a aprendizagem implica tornar-se capaz de estar envolvido em novas atividades, de desempenhar novas tarefas e funções, de dominar novas noções. Para Lave e Wenger, a teoria da prática social possui ênfase na relação interdependente entre o agente e o mundo, a atividade, o sentido, a cognição, o ensino e a aprendizagem.</BLOCKQUOTE><br />
<br />
==Fonte==<br />
<br />
ANTUNES, A. S. M. M. '''A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho'''. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.<br />
<br />
WENGER, E.; LAVE, J. '''Situated learning legitimate peripheral participation'''. New York: Cambridge University, 2003.<br />
<br />
<br />
[[Categoria: Glossário EGAP]]</div>Ramadan