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Aprendizagem Ativa

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<BLOCKQUOTE>A aprendizagem realizada por meio da participação ativa e da colaboração é, segundo Lave e Wenger, um aspecto da prática social e envolve a pessoa inteira, implicando não somente uma relação com atividades específicas, mas uma relação com comunidades sociais, o que torna essa pessoa um participante pleno, um membro, um tipo de pessoa. Dessa forma, a aprendizagem implica tornar-se capaz de estar envolvido em novas atividades, de desempenhar novas tarefas e funções, de dominar novas noções. Para Lave e Wenger, a teoria da prática social possui ênfase na relação interdependente entre o agente e o mundo, a atividade, o sentido, a cognição, o ensino e a aprendizagem.</BLOCKQUOTE>
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==Fonte==
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ANTUNES, A. S. M. M. '''A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho'''. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
ANTUNES, A. S. M. M. '''A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho'''. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

Edição de 17h32min de 15 de fevereiro de 2018

Ementa

Toda aprendizagem envolve uma prática social que acontece pela participação ativa em comunidades sociais e pela construção de identidades com essas comunidades. Os saberes em uma comunidade de prática (CoP) são produzidos e evidenciados através de formas compartilhadas de fazer e entender, as quais resultam de dinâmicas de negociação e envolvem a participação ativa e a reificação da prática.

Referência

A aprendizagem realizada por meio da participação ativa e da colaboração é, segundo Lave e Wenger, um aspecto da prática social e envolve a pessoa inteira, implicando não somente uma relação com atividades específicas, mas uma relação com comunidades sociais, o que torna essa pessoa um participante pleno, um membro, um tipo de pessoa. Dessa forma, a aprendizagem implica tornar-se capaz de estar envolvido em novas atividades, de desempenhar novas tarefas e funções, de dominar novas noções. Para Lave e Wenger, a teoria da prática social possui ênfase na relação interdependente entre o agente e o mundo, a atividade, o sentido, a cognição, o ensino e a aprendizagem.

Fontes

ANTUNES, A. S. M. M. A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

WENGER, E.; LAVE, J. Situated learning legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University, 2003.