Ferramentas pessoais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

De Meu Wiki

Edição feita às 16h03min de 2 de fevereiro de 2018 por Ramadan (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

São sistemas computacionais (softwares) disponibilizados no ciberespaço e que permitem: integrar várias mídias, linguagens e recursos; veicular conteúdos; apresentar informações de maneira organizada; facilitar a interação entre pessoas, atores do processo educativo e objetos de conhecimento. Por ser de fácil manuseio, os AVAs possibilitam o monitoramento virtual de aulas, discussões, apresentações e demais atividades educacionais.


Referências

“Estrutura híbrida que contempla diversas mídias de comunicação e interação para o uso educacional (exemplo: curso on-line, tendo uma comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática, fórum de discussão, etc. como recurso de interação).” (ZAHED-COELHO, 2005)
“Ambientes virtuais de aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EaD, são usados para complementar aulas presenciais.” (AMBIENTES virtuais de aprendizagem. Wikipedia)
“AVAS (códigos livres/abertos e comerciais): Livres e abertos: códigos de programação abertos possibilitam que o sistema seja modificado por qualquer pessoa; todos podem ser coautores das suas funcionalidades. Exemplos: Moodle, TelEduc, E-proinfo, Dokeos, Sakai, Canvas, etc. Comerciais: Blackboard, WebAula, Saba, Sumtotal, etc.” (COACH EAD, 2016)

Fontes

AMBIENTES virtuais de aprendizagem. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem#Os_Ambientes_Virtuais_de_Aprendizagem>. Acesso em: 28 jun. 2017.

COACH EAD. O que é ambiente virtual de aprendizagem?. 2016. Disponível em: <http://www.coachead.com.br/ambiente-virtual-de-aprendizagem/>. Acesso em: 24 jul. 2017.

ZAHED-COELHO, S. A construção de um curso a distância on-line para capacitação em massa, com a comunidade virtual de aprendizagem como recurso de interação: uma experiência do governo do Estado de São Paulo. 2005. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Mackenzie, São Paulo, 2005.