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Ambiente Construtivista

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Ementa

Em um ambiente construtivista, o aprendiz é o ponto de partida para a aprendizagem, e o professor -- excluído da autoridade absoluta garantida àquele que “detém o saber-poder” -- torna-se um facilitador (mediador), o provocador da curiosidade, o viabilizador da indagação, o incentivador da reflexão e da busca de novos caminhos. Quando, desse modo, o objeto de estudo integra-se (contextualiza-se) significativamente à realidade do sujeito, o aprendiz sente-se fortemente motivado, estimulado e desafiado a construir novas situações que, por sua vez, serão adaptadas às estruturas cognitivas existentes. Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento, uma vez que o aprendiz, ao "olhar para o erro" e buscar a causa que levou a ele, assim aprende. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.

Fontes

PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. 1976.

______. 'Epistemologia genética'. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BECKER, F. O que é construtivismo?. Revista de Educação AEC, Brasília, ano 21, n. 23, p. 7-15, abr./jun.1992.

______. Da ação à operação: o caminho da aprendizagem em J. Piaget e P. Freire. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A: Palmarinca. 1997.