http://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Ambiente_Construtivista&feed=atom&action=historyAmbiente Construtivista - Histórico de revisão2024-03-28T22:45:39ZHistórico de revisões para esta página nesta wikiMediaWiki 1.16.0http://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Ambiente_Construtivista&diff=30628&oldid=prevRamadan em 13h31min de 16 de fevereiro de 20182018-02-16T13:31:29Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 13h31min de 16 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 6:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 6:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>'''Veja também:''' [[Mediador Pedagógico]] // [[Mediador Técnico]] // [[Erro]]</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>'''Veja também:''' [[Mediador Pedagógico]] // [[Mediador Técnico]] // [[Erro]]</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Ambiente_Construtivista&diff=30475&oldid=prevRamadan em 18h19min de 15 de fevereiro de 20182018-02-15T18:19:14Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 18h19min de 15 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 7:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 7:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><del class="diffchange diffchange-inline">(</del>'''Veja também:''' [[Mediador Pedagógico]] // [[Mediador Técnico]] // [[Erro]]<del class="diffchange diffchange-inline">)</del></div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>'''Veja também:''' [[Mediador Pedagógico]] // [[Mediador Técnico]] // [[Erro]]</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Ambiente_Construtivista&diff=30398&oldid=prevRamadan em 17h17min de 15 de fevereiro de 20182018-02-15T17:17:52Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 17h17min de 15 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 7:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 7:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>('''<del class="diffchange diffchange-inline">Ver, </del>também:''' [[Mediador Pedagógico]] // [[Mediador Técnico]] // [[Erro]])</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>('''<ins class="diffchange diffchange-inline">Veja </ins>também:''' [[Mediador Pedagógico]] // [[Mediador Técnico]] // [[Erro]])</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Ambiente_Construtivista&diff=30381&oldid=prevRamadan em 16h22min de 15 de fevereiro de 20182018-02-15T16:22:50Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 16h22min de 15 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 7:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 7:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>('''Ver, também:''' [[Mediador Pedagógico]]<del class="diffchange diffchange-inline">, </del>[[Mediador Técnico]]<del class="diffchange diffchange-inline">, </del>[[Erro]])</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>('''Ver, também:''' [[Mediador Pedagógico]] <ins class="diffchange diffchange-inline">// </ins>[[Mediador Técnico]] <ins class="diffchange diffchange-inline">// </ins>[[Erro]])</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Ambiente_Construtivista&diff=30230&oldid=prevRamadan em 11h21min de 8 de fevereiro de 20182018-02-08T11:21:42Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 11h21min de 8 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 2:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 2:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Em um ambiente construtivista, o aprendiz é o ponto de partida para a aprendizagem, e o professor - excluído da autoridade absoluta garantida àquele que “detém o saber-poder” - torna-se um facilitador (mediador), o provocador da curiosidade, o viabilizador da indagação, o incentivador da reflexão e da busca de novos caminhos. </div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Em um ambiente construtivista, o aprendiz é o ponto de partida para a aprendizagem, e o professor - excluído da autoridade absoluta garantida àquele que “detém o saber-poder” - torna-se um facilitador (mediador), o provocador da curiosidade, o viabilizador da indagação, o incentivador da reflexão e da busca de novos caminhos. </div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Quando, desse modo, o objeto de estudo integra-se (contextualiza-se) significativamente à realidade do sujeito, o aprendiz sente-se fortemente motivado, estimulado e desafiado a construir novas situações que, por sua vez, serão adaptadas às estruturas cognitivas existentes. </div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Quando, desse modo, o objeto de estudo integra-se (contextualiza-se) significativamente à realidade do sujeito, o aprendiz sente-se fortemente motivado, estimulado e desafiado a construir novas situações que, por sua vez, serão adaptadas às estruturas cognitivas existentes. </div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>('''Ver, também:''' [[Mediador Pedagógico]], [[Mediador Técnico]], [[Erro]])</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>('''Ver, também:''' [[Mediador Pedagógico]], [[Mediador Técnico]], [[Erro]])</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><del style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">==Fontes==</del></div></td><td colspan="2"> </td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">==Fontes==</ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>PIAGET, J. '''A equilibração das estruturas cognitivas''': problema central do desenvolvimento. 1976.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>PIAGET, J. '''A equilibração das estruturas cognitivas''': problema central do desenvolvimento. 1976.</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Ambiente_Construtivista&diff=30229&oldid=prevRamadan em 11h21min de 8 de fevereiro de 20182018-02-08T11:21:20Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 11h21min de 8 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 1:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 1:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Ementa==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Ementa==</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>Em um ambiente construtivista, o aprendiz é o ponto de partida para a aprendizagem, e o professor - excluído da autoridade absoluta garantida àquele que “detém o saber-poder” - torna-se um facilitador (mediador), o provocador da curiosidade, o viabilizador da indagação, o incentivador da reflexão e da busca de novos caminhos. Quando, desse modo, o objeto de estudo integra-se (contextualiza-se) significativamente à realidade do sujeito, o aprendiz sente-se fortemente motivado, estimulado e desafiado a construir novas situações que, por sua vez, serão adaptadas às estruturas cognitivas existentes. Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento<del class="diffchange diffchange-inline">, uma vez que o aprendiz, ao "olhar para o erro" e buscar a causa que levou a ele, assim aprende</del>. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>Em um ambiente construtivista, o aprendiz é o ponto de partida para a aprendizagem, e o professor - excluído da autoridade absoluta garantida àquele que “detém o saber-poder” - torna-se um facilitador (mediador), o provocador da curiosidade, o viabilizador da indagação, o incentivador da reflexão e da busca de novos caminhos. </div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>Quando, desse modo, o objeto de estudo integra-se (contextualiza-se) significativamente à realidade do sujeito, o aprendiz sente-se fortemente motivado, estimulado e desafiado a construir novas situações que, por sua vez, serão adaptadas às estruturas cognitivas existentes. </div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>('''Ver, também:''' [[Mediador Pedagógico]], [[Mediador Técnico]], [[Erro]]</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>('''Ver, também:''' [[Mediador Pedagógico]], [[Mediador Técnico]], [[Erro]]<ins class="diffchange diffchange-inline">)</ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Ambiente_Construtivista&diff=30227&oldid=prevRamadan em 11h18min de 8 de fevereiro de 20182018-02-08T11:18:26Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 11h18min de 8 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 18:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 18:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>ARGENTO, H. '''Teoria construtivista'''. Disponível em: < http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/construtivismo.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2017.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>ARGENTO, H. '''Teoria construtivista'''. Disponível em: < http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/construtivismo.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2017.</div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">[[Categoria: Glossário EGAP]]</ins></div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Ambiente_Construtivista&diff=30226&oldid=prevRamadan em 11h17min de 8 de fevereiro de 20182018-02-08T11:17:36Z<p></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 11h17min de 8 de fevereiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 1:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 1:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Ementa==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Ementa==</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div>Em um ambiente construtivista, o aprendiz é o ponto de partida para a aprendizagem, e o professor <del class="diffchange diffchange-inline">-</del>- excluído da autoridade absoluta garantida àquele que “detém o saber-poder” <del class="diffchange diffchange-inline">-</del>- torna-se um facilitador (mediador), o provocador da curiosidade, <del class="diffchange diffchange-inline"> </del>o viabilizador da indagação, o incentivador da reflexão e da busca de novos caminhos. Quando, desse modo, o objeto de estudo integra-se (contextualiza-se) significativamente à realidade do sujeito, o aprendiz sente-se fortemente motivado, estimulado e desafiado a construir novas situações que, por sua vez, serão adaptadas às estruturas cognitivas existentes. Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento, uma vez que o aprendiz, ao "olhar para o erro" e buscar a causa que levou a ele, assim aprende. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>Em um ambiente construtivista, o aprendiz é o ponto de partida para a aprendizagem, e o professor - excluído da autoridade absoluta garantida àquele que “detém o saber-poder” - torna-se um facilitador (mediador), o provocador da curiosidade, o viabilizador da indagação, o incentivador da reflexão e da busca de novos caminhos. Quando, desse modo, o objeto de estudo integra-se (contextualiza-se) significativamente à realidade do sujeito, o aprendiz sente-se fortemente motivado, estimulado e desafiado a construir novas situações que, por sua vez, serão adaptadas às estruturas cognitivas existentes. Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento, uma vez que o aprendiz, ao "olhar para o erro" e buscar a causa que levou a ele, assim aprende. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">('''Ver, também:''' [[Mediador Pedagógico]], [[Mediador Técnico]], [[Erro]]</ins></div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>==Fontes==</div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Ambiente_Construtivista&diff=29440&oldid=prevRamadan: /* Fontes */2018-01-24T10:56:49Z<p><span class="autocomment">Fontes</span></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 10h56min de 24 de janeiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 16:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 16:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>VALENTE, J. A. '''Aprendizagem continuada ao longo da vida: o exemplo da terceira idade'''. In: KACHAR, V. (Org.) Longevidade – um novo desafio para a educação. São Paulo: Cortez, 2001. </div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>VALENTE, J. A. '''Aprendizagem continuada ao longo da vida: o exemplo da terceira idade'''. In: KACHAR, V. (Org.) Longevidade – um novo desafio para a educação. São Paulo: Cortez, 2001. </div></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'>-</td><td style="background: #ffa; color:black; font-size: smaller;"><div><del class="diffchange diffchange-inline"> </del>ARGENTO, H. '''Teoria construtivista'''. Disponível em: < http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/construtivismo.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2017.</div></td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div>ARGENTO, H. '''Teoria construtivista'''. Disponível em: < http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/construtivismo.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2017.</div></td></tr>
</table>Ramadanhttp://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php?title=Ambiente_Construtivista&diff=29398&oldid=prevRamadan: /* Fontes */2018-01-23T17:42:09Z<p><span class="autocomment">Fontes</span></p>
<table style="background-color: white; color:black;">
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<col class='diff-marker' />
<col class='diff-content' />
<tr valign='top'>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' style="background-color: white; color:black;">Edição de 17h42min de 23 de janeiro de 2018</td>
</tr><tr><td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 13:</td>
<td colspan="2" class="diff-lineno">Linha 13:</td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>______. '''Da ação à operação''': o caminho da aprendizagem em J. Piaget e P. Freire. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A: Palmarinca. 1997.</div></td><td class='diff-marker'> </td><td style="background: #eee; color:black; font-size: smaller;"><div>______. '''Da ação à operação''': o caminho da aprendizagem em J. Piaget e P. Freire. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A: Palmarinca. 1997.</div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;">VALENTE, J. A. '''Aprendizagem continuada ao longo da vida: o exemplo da terceira idade'''. In: KACHAR, V. (Org.) Longevidade – um novo desafio para a educação. São Paulo: Cortez, 2001. </ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"></ins></div></td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td class='diff-marker'>+</td><td style="background: #cfc; color:black; font-size: smaller;"><div><ins style="color: red; font-weight: bold; text-decoration: none;"> ARGENTO, H. '''Teoria construtivista'''. Disponível em: < http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/construtivismo.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2017.</ins></div></td></tr>
</table>Ramadan