Ferramentas pessoais

Afetividade (ambiente virtual)

De Meu Wiki

Edição feita às 13h23min de 16 de fevereiro de 2018 por Ramadan (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

Comportamentos como medo, sofrimento, interesse, alegria, resistência, raiva e outros ‘transitam’ também em ambientes virtuais de aprendizagem (ambientes telemáticos) e evidenciam desequilíbrios internos dos envolvidos; daí a importância de se criarem estratégias para diluir estados afetivos desestabilizadores e que favoreçam o desenvolvimento cognitivo, o saber mais bem-elaborado e a satisfação nesse novo ambiente.


Veja também: Afetividade (construção do conhecimento) // Mediador Pedagógico

Referência

“Os aspectos afetivos e cognitivos são indissociáveis no processo de construção do conhecimento do indivíduo, uma vez que ao construir o conhecimento esse sujeito experimenta prazer, esforço, fadiga, ansiedade, aborrecimentos, etc. - aspectos que têm relação direta no desenvolvimento intelectual da pessoa. Os ambientes telemáticos (os ambientes virtuais de aprendizagem) são territórios onde transitam o medo, o sofrimento, o interesse, a alegria, a resistência, a raiva, etc. e, em virtude disso, trazem comportamentos que evidenciam desequilíbrios internos dos seus envolvidos. É importante criar estratégias para diluir o medo e abrir caminhos ao desenvolvimento cognitivo, ao saber mais bem-elaborado e à satisfação nesse novo espaço. Nesse contexto, o Mediador Pedagógico tem o papel de resgatar a funcionalidade da afetividade/emoção como condição capaz de proporcionar circunstâncias adequadas aos anseios dos participantes, tornando esse ambiente adaptável ao aluno e possibilitando uma boa interface de comunicação e interação; porém, sem nunca perder o foco do curso, o controle, o gerenciamento e a administração geral do ambiente de aprendizagem.” (TAVARES-SILVA,2003)

Fontes

MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

PIAGET, J. Intelligence and affectivity: their relationship during child development. Califórnia: Palo Alto, 1981.

TAVARES-SILVA, T. Mediação pedagógica, nos ambientes telemáticos, como recurso de expressão das relações interpessoais e da construção do conhecimento. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

WALLON, H. Do ato ao pensamento. Lisboa: Moraes, 1979.

______. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975.