Ferramentas pessoais

Abordagem “Broadcast” da Educação a Distância

De Meu Wiki

Edição feita às 19h16min de 15 de fevereiro de 2018 por Thsantos (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Ementa

A abordagem broadcast, modelada como um programa de rádio ou televisão e baseada no modelo tutorial, não permite nenhum tipo de interação entre mediador e aprendiz (nem mesmo entre eles), mas tem a vantagem de alcançar grande número de pessoas. Nela, todo o conteúdo é preparado e organizado previamente para, só depois de pronto, ser oferecido, sem possibilidade de se fazer qualquer alteração. Uma vez que não há interação entre os participantes, não se tem nenhuma pista sobre como a informação está sendo processada, compreendida ou assimilada.

Veja também: Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”) | Abordagem “Virtualização da Escola Tradicional”

Referência

“Essa abordagem não permite nenhum tipo de interação com o aluno, mas pode atingir grande número de aprendizes. O modelo preocupa-se em como a informação é armazenada, representada e, principalmente, transmitida. O computador torna-se, assim, poderosa ferramenta para armazenar, representar e transmitir a informação. Essa abordagem baseia-se no modelo tutorial, em que a informação é organizada de acordo com uma sequência pedagógica particular, sendo apresentada ao participante segundo essa sequência.
Assim, o conteúdo é preparado e organizado previamente, para só depois de pronto ser oferecido ao aprendiz, que não pode fazer nenhuma alteração. A interatividade do participante com o computador ocorre por meio da leitura da tela ou mediante uma teleconferência.
Esse modelo não nos fornece nenhuma pista sobre o processamento da informação, isto é, ele não nos permite certificar se o aluno está processando a informação transmitida, nem diagnosticar como a aprendizagem está sendo processada.
Para Valente (2009), a limitação da abordagem broadcast é a ausência de interação entre mediador e aprendiz. Como o mediador não interage com o aluno, ele não recebe nenhum retorno do aprendiz e, portanto, não tem ideia de como essa informação está sendo compreendida ou assimilada. Nesse caso, o aluno pode estar atribuindo significado e processando a informação, ou simplesmente memorizando-a. O professor não dispõe de meios para verificar o que o aprendiz faz” (TAVARES-SILVA; VALENTE e DIAS, 2014).

Fonte

TAVARES-SILVA, T.; VALENTE, J. A.; DIAS, P. Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet. Scitis, São Paulo, v.1, p.12-21, set. 2014. Disponível em:< https://www.unip.br/scitis/edicoes/1edicao/mobile/index.html#p=12>. Acesso em: 27 jun. 2017.