Comunicado SP-PREVCOM s/n°, de 11 de maio de 2013 - Esclarecimentos do Plano de Benefícios PREVCOM RG
De Meu Wiki
Em virtude do grande número de pedidos de esclarecimentos recebidos pela Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (SP-PREVCOM) referentesà adesão no PLANO DE BENEFÍCIOS PREVCOM RG informamos:
1. Quanto à inscrição
Podem se inscrever no PLANO DE BENEFÍCIOS PREVCOM RG os servidores/empregados públicos estaduais em atividade que contribuem com o Regime Geral de Previdência Social (INSS), na seguinte conformidade:
- Empregados públicos (concursados);
- Servidores ocupantes de cargos de livre nomeação e exoneração (comissionados e de confiança), desde que não possuam vínculo com o Regime Próprio (SPPREV);
- Contratados sob o regime jurídico da Lei 500/1974 com contribuição para o INSS.
2. Quanto à contrapartida do patrocinador
Os servidores que recebem remuneração acima do teto do INSS (atualmente de R$ 4.159,00) e optarem pela adesão à previdência complementar terão a contrapartida paritária do patrocinador até o limite de 7,5% sobre a parcela do salário que ultrapassar o valor do referido teto. Para os servidores com remuneração abaixo desse valor a adesão também é permitida, porém, não há contrapartida do patrocinador, uma vez que o Estado de São Paulo já contribui sobre o valor até o teto para o INSS.
3. Quanto à retroatividade
Os servidores interessados em retroagir os efeitos financeiros de suas contribuições ao regime de previdência complementar têm somente até o dia 23 DE MAIO para realizar a opção.
A retroatividade está disponível aos servidores e empregados públicos que contribuem com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e aderirem ao plano de benefícios PREVCOM. As contribuições poderão retroagir até 23-12-2011, data de publicação da lei que instituiu o novo sistema previdenciário, ou à data de ingresso do participante no serviço público, se posterior.
As contribuições retroativas, assim como as contribuições normais, terão a contrapartida paritária do patrocinador até o limite de 7,5% sobre o salário de participação do servidor, ou seja, sobre o valor que exceder o teto do INSS.
Para solicitar a retroação, o servidor/empregado público deve preencher o formulário de retroatividade disponível no site da SP-PREVCOM (www.spprevcom.sp.gov.br) e entregá-lo no RH do seu órgão de origem.
Entenda como funciona a retroatividade:
- O desconto da Contribuição Retroativa ocorrerá de forma concomitante à contribuição normal;
- A alíquota utilizada para cálculo da retroatividade será a mesma aplicada nas contribuições normais;
- O patrocinador acompanhará paritariamente as contribuições retroativas realizadas pelo servidor, sem prejuízo das contribuições normais;
- As contribuições retroativas serão parceladas no mesmo número de meses que o servidor/empregado optar por retroagir;
- Será observado o limite máximo de 18 meses ou 18 parcelas de contribuição retroativa, referentes ao período compreendido entre a publicação da Lei 14.653/11, em 23-12-2011, e o prazo de 120 dias após a publicação da aprovação dos planos de benefícios complementares no Diário Oficial do Estado em 23-01-2013, bem como à parcela referente ao 13º salário de 2012.
Dados Técnicos da Publicação
Publicado no Diário Oficial do Estado em 11 de maio de 2013, Consultar DOE