Aprendizagem Social
De Meu Wiki
EMENTA
Refere-se à possibilidade de a aprendizagem ocorrer pela observação, imitação ou reprodução do comportamento de outros indivíduos e das recompensas que eles recebem (experiência vicariante).
REFERÊNCIA
A teoria da aprendizagem social ou teoria sociocognitiva, desenvolvida por Albert Bandura, postula que a aprendizagem pode ocorrer por meio de experiências vicariantes, isto é, através de experiências de observação do comportamento de outros indivíduos e das recompensas que estes recebem. A aprendizagem por observação centra-se na modelagem, que consiste na construção de uma representação mental do objecto de aprendizagem (o que se pretende aprender e como; e.g. aprender a cumprimentar alguém), integrando-o e agindo com base no modelo observado (e.g. outro significativo, como os pais, pares, colegas). São diversos os processos cognitivos que medeiam a modelagem e que fazem desta um processo complexo ao invés de uma imitação ou reprodução exacta do observado. [...] Assim, a aprendizagem ocorre tendo por base não só a influência de factores sociais e externos ao indivíduo, mas também de factores internos (cognitivos, emocionais) que, em conjunto, promovem a acção, mediada por processos de auto-regulação” (CONCEIÇÃO, 2016).
“A aprendizagem social traduz-se na capacidade de reproduzir um comportamento observado [e] distingue-se de outros tipos de aprendizagem por assentar na imitação e, portanto, no facto de que sem ela tais comportamentos dificilmente seriam apreendidos. [A] teoria [que] nasceu com o psicólogo social Albert Bandura diz que não aprendemos exclusivamente pelos nossos mecanismos reflexos, nem pelas consequências que esperamos dos comportamentos. Em situações sociais, aprendemos especialmente através da imitação, observação e reprodução do comportamento dos outros, ou seja, grande parte das nossas aprendizagens efetuam-se através da observação dos modelos sociais existentes e com os quais contactamos. É possível aprender uma extensa gama de comportamentos sem que tenhamos de experimentá-los, bastando observá-los” (APRENDIZAGEM social. In: INFOPÉDIA).
“O processo de aprendizagem está se tornando mais aberto e conectado. A aprendizagem social agora é vista como parte deste processo e não como um canal independente. As mídias sociais não só alteraram a relação entre as pessoas, como também entre empresas e consumidores, dando a todos nós uma voz pública que pode influenciar amigos, família, colegas de trabalho e conexões distantes (em quase qualquer lugar do mundo) com uma única mensagem. Esta revolução digital está longe de terminar. Assim, uma variedade de novos usos para a aprendizagem social certamente vai continuar a despontar” (TENDÊNCIAS APRENDIZAGEM DIGITAL, 2016).
FONTE
APRENDIZAGEM social. In: INFOPÉDIA, dicionários. Porto: Porto Editora, 2003-2017. Disponível em: <https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$aprendizagem-social>. Acesso em: 25 ago. 2017.
CONCEIÇÃO, C.V. A teoria da aprendizagem social. Disponível em: < http://knoow.net/ciencsociaishuman/psicologia/teoria-da-aprendizagem-social/ >. Acesso em: 25 ago. 2017.
TENDÊNCIAS aprendizagem digital. In: CIATECH: experiência digital em educação. 2016. Disponível em: < http://ciatech.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Tendencias_2016_Aprendizagem_Social.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.