Conteudista
De Meu Wiki
Ementa
Profissional (autor/especialista/professor) que cria, desenvolve, atualiza ou adapta o conteúdo programático de um curso (presencial ou on-line).
Referências
“Atribuições: é responsável pelo conteúdo da disciplina do curso, assegurando a consistência dos teores abordados na área específica e na integração e articulação com as outras áreas de conhecimento. Seleciona, escreve e organiza o conteúdo programático. Sugere estratégias pedagógicas, questões desafiadoras, atividades e tarefas a serem produzidas pelos alunos. Fica à disposição para esclarecimento de dúvidas dos alunos, tutores e equipe de criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Propõe medidas de correção de rumo que, eventualmente, se fizerem necessárias. Participa na elaboração das atividades, das avaliações, vídeos aulas e elaboração do roteiro das mesmas” (KACHAR, 2010).
“Profissional que domina determinado assunto (autor/especialista/professor), designado para criar, desenvolver, atualizar ou adaptar conteúdo programático de um curso, presencial ou on-line. Durante a realização do curso, cabe ao conteudista, se for na Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”), validar as sugestões dos participantes da Comunidade Virtual de Aprendizagem ou Comunidade Virtual de Prática e, quando houver pertinência, adequar o conteúdo do curso. Muitas vezes, o Conteudista também pode assumir o papel de Mediador técnico do curso, o que se dá mediante sua capacitação feita pelo Coordenador de Projeto (de curso)” (ZAHED-COELHO; TAVARES-SILVA, 2003).
FONTES
KACHAR, V. Projeto Político Pedagógico: educação a distância. São Paulo: EGAP/Fundap, 2010. [Projeto Político Pedagógico Educação a Distância, Coord. Sandra Souza e Pedro Drago]. Disponível em: <http://biblioteca.planejamento.sp.gov.br:8080/Bibspg/DigitalMediaController/?id=ODQ6UHJvamV0byBQb2xpdGljby1wZWRhZ29naWNvIEVhRC5wZGY=>. Acesso em: 4 ago. 2017.
ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.