Pedagogia por Objetivos
De Meu Wiki
Linha 2: | Linha 2: | ||
Conjunto de princípios metodológicos e de técnicas pedagógicas que buscam definir e organizar um rol de informações e experiências consideradas adequadas para que os aprendizes alcancem determinados objetivos propostos. | Conjunto de princípios metodológicos e de técnicas pedagógicas que buscam definir e organizar um rol de informações e experiências consideradas adequadas para que os aprendizes alcancem determinados objetivos propostos. | ||
+ | |||
'''Veja também:''' [[Ensino de Aplicação]] // [[Orientação Metodológica]] // [[Andragogia]] // [[Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem]] // [[Avaliação da Aprendizagem]] | '''Veja também:''' [[Ensino de Aplicação]] // [[Orientação Metodológica]] // [[Andragogia]] // [[Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem]] // [[Avaliação da Aprendizagem]] |
Edição atual tal como 16h22min de 16 de fevereiro de 2018
Ementa
Conjunto de princípios metodológicos e de técnicas pedagógicas que buscam definir e organizar um rol de informações e experiências consideradas adequadas para que os aprendizes alcancem determinados objetivos propostos.
Veja também: Ensino de Aplicação // Orientação Metodológica // Andragogia // Estilo de Aprendizagem ou Estratégias de Aprendizagem // Avaliação da Aprendizagem
Referências
Contrapõe-se ao modelo “conteudista”, mas tem alicerce no modelo industrial taylorista e na psicologia comportamental (“ênfase nas interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estados fisiológicos”).
Cabe aos professores definir e organizar as informações e experiências adequadas para que os aprendizes alcancem os objetivos propostos.
Cabe também ao professor medir (avaliar), com precisão, o alcance de cada aprendiz. Nesse caso, a avaliação foca na mensuração de comportamentos previamente esperados pelos objetivos.
A proposição de uma resposta correta (objetivo previamente esperado) subtrai da educação a sua riqueza, sua complexidade e diversidade de pensamentos, ações, comportamentos. Todas as ações, fora do previsto, são consideradas erro e, portanto, sem valor de aprendizagem.
Atualmente, verificamos a reedição da Pedagogia por Objetivos por meio de diversas políticas de avaliação impostas pelos Estados nos quais o modelo neoliberal predomina.
“A multiplicidade é inevitável numa sociedade pluralista; (...) perseguir a objetividade é uma forma dissimulada de autoritarismo e arbitrariedade” (SACRISTÁN, 1997, p.92).
Fontes
CUPOLILLO, A. V. Avaliação da aprendizagem escolar e o pensamento de Paulo Freire: algumas aproximações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, v.2, n.1, 2007. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/304>. Acesso em: 24 jul. 2017.
SACRISTÁN, J. G. La pedagogia por objetivos: obsesión por la eficiencia. Madrid: Morata, 1997.