Storyboard
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Edição de 11h53min de 16 de fevereiro de 2018
Ementa
Termo (em inglês) usado para indicar a visualização gráfica aproximada de sequências, em ordem cronológica, de vinhetas, quadrinhos ou de um roteiro de filme ou animação.
Veja também: Objeto Digital de Aprendizagem
=Referências
“Um dos principais produtos que antecedem o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem é o Storyboard. Segundo Vargas e colaboradores (2007), storyboard é definido como o roteiro do objeto de aprendizagem. As cenas que compõem o objeto são representadas em forma de desenhos, sequencialmente, similar a uma história em quadrinhos. Sua elaboração ajuda a visualizar o produto final, podendo reduzir eventuais erros, frustrações e o tempo de produção.
Um storyboard destina-se a determinar o conteúdo que será apresentado em cada uma das páginas e criar alguns vínculos simples que possibilitem a navegação entre elas. O storyboard de uma aplicação é um conceito emprestado do cinema, indicando que cada cena e cada tomada de câmera é esboçada na ordem em que ocorre no filme. Fornece uma estrutura e um plano global para a filmagem, permitindo ao diretor e sua equipe ter uma ideia clara de onde cada tomada se encaixa melhor.
Para a equipe de desenvolvimento dos OAs, esse storyboard fornece uma estrutura e uma visualização global para a aplicação educacional, permitindo ao desenvolvedor e sua equipe ter uma ideia clara de posicionamento, fala, enredo, e demais quesitos instrucionais que se encaixem da melhor forma" (OLIVEIRA; AMARAL; BARTHOLO, 2010).
Fontes
OLIVEIRA, Kethure Aline de; AMARAL, Marília A.; BARTHOLO, Viviane de F. Uma experiência para definição de storyboard em metodologia de desenvolvimento colaborativo de objetos de aprendizagem. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro, v.15, n.1, p.19-32, abr. 2010 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212010000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 ago. 2017.
VARGAS, A.; ROCHA, H.V.; FREIRE, F.M.P. Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional. Renote - Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v.5 n.2, dez. 2007.