Ferramentas pessoais

Mediador Técnico

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Ementa== Conhecedor profundo do conteúdo programático do curso, o mediador técnico é o organizador/facilitador da troca de ideias (e não apenas um “entregador” da info...')
Linha 2: Linha 2:
Conhecedor profundo do conteúdo programático do curso, o mediador técnico é o organizador/facilitador da troca de ideias (e não apenas um “entregador” da informação).
Conhecedor profundo do conteúdo programático do curso, o mediador técnico é o organizador/facilitador da troca de ideias (e não apenas um “entregador” da informação).
-
('''Ver, também''': [[Mediador Pedagógico]])
+
'''Veja também''': [[Mediador Pedagógico]]
==Referência==
==Referência==

Edição de 18h19min de 15 de fevereiro de 2018

Ementa

Conhecedor profundo do conteúdo programático do curso, o mediador técnico é o organizador/facilitador da troca de ideias (e não apenas um “entregador” da informação).

Veja também: Mediador Pedagógico

Referência

Conhecedores do conteúdo programático do curso, os mediadores técnicos enfatizam o surgimento de novas relações em detrimento da clássica relação mediador-aluno. A intervenção do mediador técnico deve procurar romper e superar o paradigma mediador-aluno (modelo conducionista). Nesse espaço, todos – aprendizes e mediadores técnicos – detêm conhecimentos específicos, diferenciados e relevantes. Todos são coautores e coprodutores do seu próprio conhecimento e, também, ambos são coautores e coprodutores do que está sendo produzido e incorporado ao ambiente, em um movimento contínuo e recursivo. O mediador técnico é o organizador/facilitador da troca de ideias (não “entregador” da informação) e os aprendizes passam a ter um papel mais ativo ao explicitar seus conhecimentos e ao revelar seus talentos. O mediador técnico é diferenciado por ser a pessoa portadora de uma intencionalidade pedagógica/andragógica, a qual deve preservar os objetivos originais do curso (“o barco tem um timoneiro!”).

Fonte

ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.