Espiral da Aprendizagem
De Meu Wiki
(Diferença entre revisões)
(Criou página com '==Ementa== Refere-se ao processo contínuo, crescente e ampliado (como uma "espiral") em que se desenvolve o pensamento (ou: o processo mental da aprendizagem) a cada novo patam...') |
|||
Linha 3: | Linha 3: | ||
Refere-se ao processo contínuo, crescente e ampliado (como uma "espiral") em que se desenvolve o pensamento (ou: o processo mental da aprendizagem) a cada novo patamar conceitual de um ciclo recomeçado. | Refere-se ao processo contínuo, crescente e ampliado (como uma "espiral") em que se desenvolve o pensamento (ou: o processo mental da aprendizagem) a cada novo patamar conceitual de um ciclo recomeçado. | ||
- | == | + | ==Referência== |
<BLOCKQUOTE>"A ideia de '''ciclos''' é limitada ao tentarmos entender o que acontece quando a mente do indivíduo constrói conhecimento. As construções podem ser cíclicas; entretanto, para '''cada realização de um ciclo''' temos uma '''construção crescente'''. Ou seja, ao concluir um ciclo, o pensamento do sujeito nunca será igual ao do início do processo; mesmo que o sujeito erre e não atinja o resultado esperado, o sujeito obterá informações úteis para construção do seu conhecimento. E sendo assim, a construção deve ser pensada na forma de uma '''espiral crescente da aprendizagem.'''</BLOCKQUOTE> | <BLOCKQUOTE>"A ideia de '''ciclos''' é limitada ao tentarmos entender o que acontece quando a mente do indivíduo constrói conhecimento. As construções podem ser cíclicas; entretanto, para '''cada realização de um ciclo''' temos uma '''construção crescente'''. Ou seja, ao concluir um ciclo, o pensamento do sujeito nunca será igual ao do início do processo; mesmo que o sujeito erre e não atinja o resultado esperado, o sujeito obterá informações úteis para construção do seu conhecimento. E sendo assim, a construção deve ser pensada na forma de uma '''espiral crescente da aprendizagem.'''</BLOCKQUOTE> | ||
- | == | + | ==Fonte== |
VALENTE, J. A. '''Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador'''. Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias. Disponivel em: <http://files.atividadesvalentim.webnode.com/200000044-bbc25bcbb3/VALENTE_2005.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2017. | VALENTE, J. A. '''Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador'''. Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias. Disponivel em: <http://files.atividadesvalentim.webnode.com/200000044-bbc25bcbb3/VALENTE_2005.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2017. | ||
[[Categoria: Glossário EGAP]] | [[Categoria: Glossário EGAP]] |
Edição atual tal como 16h45min de 15 de fevereiro de 2018
Ementa
Refere-se ao processo contínuo, crescente e ampliado (como uma "espiral") em que se desenvolve o pensamento (ou: o processo mental da aprendizagem) a cada novo patamar conceitual de um ciclo recomeçado.
Referência
"A ideia de ciclos é limitada ao tentarmos entender o que acontece quando a mente do indivíduo constrói conhecimento. As construções podem ser cíclicas; entretanto, para cada realização de um ciclo temos uma construção crescente. Ou seja, ao concluir um ciclo, o pensamento do sujeito nunca será igual ao do início do processo; mesmo que o sujeito erre e não atinja o resultado esperado, o sujeito obterá informações úteis para construção do seu conhecimento. E sendo assim, a construção deve ser pensada na forma de uma espiral crescente da aprendizagem.
Fonte
VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias. Disponivel em: <http://files.atividadesvalentim.webnode.com/200000044-bbc25bcbb3/VALENTE_2005.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2017.