Ambiente Construtivista
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Em um ambiente construtivista, o aprendiz é o ponto de partida para a aprendizagem, e o professor - excluído da autoridade absoluta garantida àquele que “detém o saber-poder” - torna-se um facilitador (mediador), o provocador da curiosidade, o viabilizador da indagação, o incentivador da reflexão e da busca de novos caminhos. | Em um ambiente construtivista, o aprendiz é o ponto de partida para a aprendizagem, e o professor - excluído da autoridade absoluta garantida àquele que “detém o saber-poder” - torna-se um facilitador (mediador), o provocador da curiosidade, o viabilizador da indagação, o incentivador da reflexão e da busca de novos caminhos. | ||
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PIAGET, J. '''A equilibração das estruturas cognitivas''': problema central do desenvolvimento. 1976. | PIAGET, J. '''A equilibração das estruturas cognitivas''': problema central do desenvolvimento. 1976. |
Edição de 11h21min de 8 de fevereiro de 2018
Ementa
Em um ambiente construtivista, o aprendiz é o ponto de partida para a aprendizagem, e o professor - excluído da autoridade absoluta garantida àquele que “detém o saber-poder” - torna-se um facilitador (mediador), o provocador da curiosidade, o viabilizador da indagação, o incentivador da reflexão e da busca de novos caminhos.
Quando, desse modo, o objeto de estudo integra-se (contextualiza-se) significativamente à realidade do sujeito, o aprendiz sente-se fortemente motivado, estimulado e desafiado a construir novas situações que, por sua vez, serão adaptadas às estruturas cognitivas existentes.
Nesse ambiente, o erro assume grande importância e se torna um degrau para a construção do conhecimento. Neste contexto, a avaliação foge das práticas convencionais.
(Ver, também: Mediador Pedagógico, Mediador Técnico, Erro)
Fontes
PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. 1976.
______. 'Epistemologia genética'. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BECKER, F. O que é construtivismo?. Revista de Educação AEC, Brasília, ano 21, n. 23, p. 7-15, abr./jun.1992.
______. Da ação à operação: o caminho da aprendizagem em J. Piaget e P. Freire. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A: Palmarinca. 1997.
VALENTE, J. A. Aprendizagem continuada ao longo da vida: o exemplo da terceira idade. In: KACHAR, V. (Org.) Longevidade – um novo desafio para a educação. São Paulo: Cortez, 2001.
ARGENTO, H. Teoria construtivista. Disponível em: < http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/construtivismo.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2017.