Ferramentas pessoais

Conectivismo

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Ementa== Teoria da aprendizagem que se baseia na premissa de que “o conhecimento se distribui através de uma rede de conexões; portanto, a aprendizagem consiste na capacid...')
Linha 1: Linha 1:
==Ementa==
==Ementa==
-
Teoria da aprendizagem que se baseia na premissa de que “o conhecimento se distribui através de uma rede de conexões; portanto, a aprendizagem consiste na capacidade de construir e atravessar essas redes” (Downes, 2007).
+
Teoria da aprendizagem que se baseia na premissa de que “o conhecimento se distribui através de uma rede de conexões; portanto, a aprendizagem consiste na capacidade de construir e atravessar essas redes” (DOWNES, 2007).
==Referência==
==Referência==
-
“'''Conectivismo''' é uma teoria de aprendizagem utilizada em ciência da computação que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo (ao contrário do que rezam outras Teorias da Aprendizagem que afirmam que simplesmente existe na cabeça de um indivíduo). [...] Foi apelidado de ‘uma teoria de aprendizagem para a era digital’, devido a como ela tem sido utilizada para explicar o efeito que a tecnologia teve sobre a forma como as pessoas vivem, como elas se comunicam, e como elas aprendem.
+
<BLOCKQUOTE>“'''Conectivismo''' é uma teoria de aprendizagem utilizada em ciência da computação que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo (ao contrário do que rezam outras Teorias da Aprendizagem que afirmam que simplesmente existe na cabeça de um indivíduo). [...] Foi apelidado de ‘uma teoria de aprendizagem para a era digital’, devido a como ela tem sido utilizada para explicar o efeito que a tecnologia teve sobre a forma como as pessoas vivem, como elas se comunicam, e como elas aprendem.
-
+
[...] O Conectivismo entende a aprendizagem como o processo de criação de conexões e a ampliação ou o aumento da complexidade da rede (nesta rede nem todas as conexões possuem a mesma força).
[...] O Conectivismo entende a aprendizagem como o processo de criação de conexões e a ampliação ou o aumento da complexidade da rede (nesta rede nem todas as conexões possuem a mesma força).
Linha 13: Linha 12:
[...] A metáfora da rede reconhece a noção de ‘saber-onde’ (a compreensão de onde encontrar o conhecimento quando é necessário) para complementar as de ‘saber-como’ e ‘saber-o quê’, que conformam os pilares de muitas teorias de aprendizagem.
[...] A metáfora da rede reconhece a noção de ‘saber-onde’ (a compreensão de onde encontrar o conhecimento quando é necessário) para complementar as de ‘saber-como’ e ‘saber-o quê’, que conformam os pilares de muitas teorias de aprendizagem.
-
A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes” (CONECTIVISMO. In: Wikipedia)
+
A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes” (CONECTIVISMO. In: Wikipedia)</BLOCKQUOTE>
 +
==Fontes==
==Fontes==
Linha 21: Linha 21:
DOWNES, S. '''What connectivism.''' Disponível em: < http://halfanhour.blogspot.com.br/2007/02/what-connectivism-is.html>. Acesso em: 8 ago. 2017.
DOWNES, S. '''What connectivism.''' Disponível em: < http://halfanhour.blogspot.com.br/2007/02/what-connectivism-is.html>. Acesso em: 8 ago. 2017.
-
[[Categoria Glossário EGAP]]
+
[[Categoria: Glossário EGAP]]

Edição de 11h12min de 8 de fevereiro de 2018

Ementa

Teoria da aprendizagem que se baseia na premissa de que “o conhecimento se distribui através de uma rede de conexões; portanto, a aprendizagem consiste na capacidade de construir e atravessar essas redes” (DOWNES, 2007).

Referência

Conectivismo é uma teoria de aprendizagem utilizada em ciência da computação que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo (ao contrário do que rezam outras Teorias da Aprendizagem que afirmam que simplesmente existe na cabeça de um indivíduo). [...] Foi apelidado de ‘uma teoria de aprendizagem para a era digital’, devido a como ela tem sido utilizada para explicar o efeito que a tecnologia teve sobre a forma como as pessoas vivem, como elas se comunicam, e como elas aprendem. [...] O Conectivismo entende a aprendizagem como o processo de criação de conexões e a ampliação ou o aumento da complexidade da rede (nesta rede nem todas as conexões possuem a mesma força). [...] Numa sociedade em rede, onde o conhecimento é abundante e a quantidade de informação cresce exponencialmente, a capacidade de sintetizar e reconhecer conexões e padrões é uma competência valiosa. [...] A metáfora da rede reconhece a noção de ‘saber-onde’ (a compreensão de onde encontrar o conhecimento quando é necessário) para complementar as de ‘saber-como’ e ‘saber-o quê’, que conformam os pilares de muitas teorias de aprendizagem. A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes” (CONECTIVISMO. In: Wikipedia)


Fontes

CONECTIVISMO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: <pt.wikipedia.org/wiki/Conectivismo>. Acesso em: 8 ago. 2017.

DOWNES, S. What connectivism. Disponível em: < http://halfanhour.blogspot.com.br/2007/02/what-connectivism-is.html>. Acesso em: 8 ago. 2017.