Conectivismo
De Meu Wiki
(Diferença entre revisões)
(Criou página com '==Ementa== Teoria da aprendizagem que se baseia na premissa de que “o conhecimento se distribui através de uma rede de conexões; portanto, a aprendizagem consiste na capacid...') |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
==Ementa== | ==Ementa== | ||
- | Teoria da aprendizagem que se baseia na premissa de que “o conhecimento se distribui através de uma rede de conexões; portanto, a aprendizagem consiste na capacidade de construir e atravessar essas redes” ( | + | Teoria da aprendizagem que se baseia na premissa de que “o conhecimento se distribui através de uma rede de conexões; portanto, a aprendizagem consiste na capacidade de construir e atravessar essas redes” (DOWNES, 2007). |
==Referência== | ==Referência== | ||
- | “'''Conectivismo''' é uma teoria de aprendizagem utilizada em ciência da computação que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo (ao contrário do que rezam outras Teorias da Aprendizagem que afirmam que simplesmente existe na cabeça de um indivíduo). [...] Foi apelidado de ‘uma teoria de aprendizagem para a era digital’, devido a como ela tem sido utilizada para explicar o efeito que a tecnologia teve sobre a forma como as pessoas vivem, como elas se comunicam, e como elas aprendem. | + | <BLOCKQUOTE>“'''Conectivismo''' é uma teoria de aprendizagem utilizada em ciência da computação que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo (ao contrário do que rezam outras Teorias da Aprendizagem que afirmam que simplesmente existe na cabeça de um indivíduo). [...] Foi apelidado de ‘uma teoria de aprendizagem para a era digital’, devido a como ela tem sido utilizada para explicar o efeito que a tecnologia teve sobre a forma como as pessoas vivem, como elas se comunicam, e como elas aprendem. |
- | + | ||
[...] O Conectivismo entende a aprendizagem como o processo de criação de conexões e a ampliação ou o aumento da complexidade da rede (nesta rede nem todas as conexões possuem a mesma força). | [...] O Conectivismo entende a aprendizagem como o processo de criação de conexões e a ampliação ou o aumento da complexidade da rede (nesta rede nem todas as conexões possuem a mesma força). | ||
Linha 13: | Linha 12: | ||
[...] A metáfora da rede reconhece a noção de ‘saber-onde’ (a compreensão de onde encontrar o conhecimento quando é necessário) para complementar as de ‘saber-como’ e ‘saber-o quê’, que conformam os pilares de muitas teorias de aprendizagem. | [...] A metáfora da rede reconhece a noção de ‘saber-onde’ (a compreensão de onde encontrar o conhecimento quando é necessário) para complementar as de ‘saber-como’ e ‘saber-o quê’, que conformam os pilares de muitas teorias de aprendizagem. | ||
- | A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes” (CONECTIVISMO. In: Wikipedia) | + | A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes” (CONECTIVISMO. In: Wikipedia)</BLOCKQUOTE> |
+ | |||
==Fontes== | ==Fontes== | ||
Linha 21: | Linha 21: | ||
DOWNES, S. '''What connectivism.''' Disponível em: < http://halfanhour.blogspot.com.br/2007/02/what-connectivism-is.html>. Acesso em: 8 ago. 2017. | DOWNES, S. '''What connectivism.''' Disponível em: < http://halfanhour.blogspot.com.br/2007/02/what-connectivism-is.html>. Acesso em: 8 ago. 2017. | ||
- | [[Categoria Glossário EGAP]] | + | [[Categoria: Glossário EGAP]] |
Edição de 11h12min de 8 de fevereiro de 2018
Ementa
Teoria da aprendizagem que se baseia na premissa de que “o conhecimento se distribui através de uma rede de conexões; portanto, a aprendizagem consiste na capacidade de construir e atravessar essas redes” (DOWNES, 2007).
Referência
“Conectivismo é uma teoria de aprendizagem utilizada em ciência da computação que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo (ao contrário do que rezam outras Teorias da Aprendizagem que afirmam que simplesmente existe na cabeça de um indivíduo). [...] Foi apelidado de ‘uma teoria de aprendizagem para a era digital’, devido a como ela tem sido utilizada para explicar o efeito que a tecnologia teve sobre a forma como as pessoas vivem, como elas se comunicam, e como elas aprendem. [...] O Conectivismo entende a aprendizagem como o processo de criação de conexões e a ampliação ou o aumento da complexidade da rede (nesta rede nem todas as conexões possuem a mesma força). [...] Numa sociedade em rede, onde o conhecimento é abundante e a quantidade de informação cresce exponencialmente, a capacidade de sintetizar e reconhecer conexões e padrões é uma competência valiosa. [...] A metáfora da rede reconhece a noção de ‘saber-onde’ (a compreensão de onde encontrar o conhecimento quando é necessário) para complementar as de ‘saber-como’ e ‘saber-o quê’, que conformam os pilares de muitas teorias de aprendizagem. A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes” (CONECTIVISMO. In: Wikipedia)
Fontes
CONECTIVISMO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: <pt.wikipedia.org/wiki/Conectivismo>. Acesso em: 8 ago. 2017.
DOWNES, S. What connectivism. Disponível em: < http://halfanhour.blogspot.com.br/2007/02/what-connectivism-is.html>. Acesso em: 8 ago. 2017.