Interação ou Interatividade?
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Edição de 10h41min de 8 de fevereiro de 2018
Ementa
Interação é a ação (direta ou indireta, mediatizada) entre sujeitos. Interatividade é a capacidade potencial de meios e sujeitos agirem mutuamente, percebida na ação do sujeito sobre o meio e na recepção, como troca, de uma retroação do meio sobre ele.
Referências
Interação: Construções entre os sujeitos (exemplo, trocas na comunidade).
Interatividade: Contato com as tecnologias atuais (exemplo, sujeito realizando um curso na modalidade broadcast, sem interagir com os colegas).
“Belloni (1999, p. 58) esclarece a diferença entre interação e interatividade, considerando que a interação é uma ação recíproca entre (CD-ROMs de consulta, hipertextos em geral, etc.) ou a atividade humana, do usuário, de agir sobre a máquina, e de receber, em troca, dois ou mais atores onde ocorre intersubjetividade, isto é, encontro de sujeitos, que pode ser direta ou indireta (mediatizada). Interatividade pode significar a potencialidade técnica oferecida por determinado meio uma 'retroação' da máquina sobre ele” (MOREIRA; GOMES; SOUZA, 2014).
“A interatividade é uma característica relevante em uma mídia. Há dois tipos de interatividade: expositiva e interativa. A expositiva possui reduzida ou inexistente interatividade entre emissor e receptor e limita-se aos aspectos operacionais (televisão, DVD player, livro, aula expositiva, hipertexto, etc.). A interativa possui abundante interatividade entre o emissor e receptor (jogo interativo, aula experimental, dinâmica de grupo, telefone, etc.).
A interatividade na educação pode provocar:
- aprendizagem ativa (objeto que induz ação produtiva no participante/aluno); exemplos: questionários, exercícios, simuladores e jogos;
- aprendizagem expositiva (objeto que é exposto ao participante/aluno); exemplos: imagens, textos, vídeos e documentos hipermídia; ou
- aprendizagem mista (objeto que induz ações ativas e expositivas).
Recursos utilizados pelo objeto (exercícios, simulação, questionário, diagrama, figura, gráfico, índice, slide, tabela, texto narrativo, exame, experimento, enunciado, autoavaliação, aula, etc.)” (TORI, 2017).
“A interatividade em ações de aprendizagem: Existem algumas tentativas de classificação da interatividade em certo número de possibilidades:
- sem interatividade:mídias contínuas como televisão, livro ou rádio, consumidos sem saltos ou retornos;
- interatividade linear: mídias lineares, como livro, DVD ou MP3, acessados de forma não linear;
- interatividade arborescente: interação por meio de escolhas hierarquicamente organizadas em uma árvore do opções;
- interatividade linguística: a interação se dá por meio de palavras-chave ou tags;
- interatividade de criação: o usuário pode compor conteúdo;
- interatividade de comando contínuo: manipulação direta e contínua do usuário, como nos games.
A interatividade dentro de um contexto de mídias digitais podem ser classificada como:
- interatividade dos objetivos: interação com objetos virtuais por meio de cliques;
- interatividade linear: navegação por páginas sequenciais;
- interatividade de suporte: mensagens de ajuda, manuais on-line, tutoriais e similares;
- interatividade de atualização: a sequência de conteúdos depende das respostas do usuário;
- interatividade de construção: o usuário só consegue terminar uma atividade se seguir uma sequência predefinida;
- interatividade refletida: o usuário pode visualizar, e refletir, sobre as respostas de outros usuários;
- interatividade de simulação: o usuário interage com objetos ou sistemas simulados;
- interatividade de hyperlinks: navegação por meio de hyperlinks;
- interatividade contextual não imersiva: integração dos níveis anteriores;
- interatividade virtual: interação em mundos virtuais de realidade virtual” (TORI, 2010).
Fontes
BELLONI, M. L. Educação a distância. 2.ed. São Paulo: Autores Associados, 1999.
MOREIRA, Simone de Paula Teodoro ; GOMES, Celso Augusto dos Santos; SOUZA, Wanderson Gomes de. Interação e interatividade: importância no processo da formação de professores na modalidade de educação a distância. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, São Carlos, 2014. Disponível em: <http://www.siedenped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/viewFile/879/401>. Acesso em: 16 out. 2017.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.
______. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2.ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. Este conjunto de apêndices em formato digital, é parte do livro Educação sem distância, 2 .ed. Por esse motivo as numerações das páginas, figuras, e quadros seguem as do livro. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/romerotori/tori-educao-sem-distncia>. Acesso em: 16 out. 2017.