Design Educacional
De Meu Wiki
Linha 5: | Linha 5: | ||
==Referências== | ==Referências== | ||
- | <BLOCKQUOTE>“Engenharia pedagógica que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos e produtos educacionais que facilitam a aprendizagem humana” (FILATRO, 2004).<BLOCKQUOTE> | + | <BLOCKQUOTE>“Engenharia pedagógica que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos e produtos educacionais que facilitam a aprendizagem humana” (FILATRO, 2004).</BLOCKQUOTE> |
- | <BLOCKQUOTE>“Em nível macro, o design instrucional é compreendido como o planejamento do ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais. Tradicionalmente, tem sido vinculado à produção de materiais didáticos, mais especificamente à produção de materiais analógicos” (FILATRO e PICONEZ, 2004). <BLOCKQUOTE> | + | <BLOCKQUOTE>“Em nível macro, o design instrucional é compreendido como o planejamento do ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais. Tradicionalmente, tem sido vinculado à produção de materiais didáticos, mais especificamente à produção de materiais analógicos” (FILATRO e PICONEZ, 2004). </BLOCKQUOTE> |
- | <BLOCKQUOTE>Design Instrucional (Educação a Distância) “A palavra design é de origem inglesa e refere-se à concepção de um projeto ou um modelo, é utilizada também para significar o produto que resultou desse processo. Podemos dizer que o design é a interface entre um usuário e um artefato. Design Instrucional é uma denominação utilizada para falar do planejamento educacional para educação a distância e também do resultado de um planejamento concretizado num material para EaD. Da mesma forma o design instrucional é a interface entre o aprendiz e um material desenvolvido com a finalidade de promover um tipo de aprendizagem” (INFRAERO | + | <BLOCKQUOTE>''Design'' Instrucional (Educação a Distância) “A palavra ''design'' é de origem inglesa e refere-se à concepção de um projeto ou um modelo, é utilizada também para significar o produto que resultou desse processo. Podemos dizer que o ''design'' é a interface entre um usuário e um artefato. ''Design'' Instrucional é uma denominação utilizada para falar do planejamento educacional para educação a distância e também do resultado de um planejamento concretizado num material para EaD. Da mesma forma, o ''design'' instrucional é a interface entre o aprendiz e um material desenvolvido com a finalidade de promover um tipo de aprendizagem” (INFRAERO educação a distância).</BLOCKQUOTE> |
- | <BLOCKQUOTE>“Em um sentido mais restrito, o design de um curso a distância pode ser entendido como o cuidado com a organização visual das informações, que é em geral crítica para o bom resultado do processo de aprendizagem do aluno”. | + | <BLOCKQUOTE>“Em um sentido mais restrito, o ''design'' de um curso a distância pode ser entendido como o cuidado com a organização visual das informações, que é em geral crítica para o bom resultado do processo de aprendizagem do aluno”. |
- | “Nesse sentido, o conceito de design (ou desenho) pode ser concebido, de maneira bem ampla, como o projeto instrucional, educacional, pedagógico ou didático de um curso” (MATTAR e MAIA, 2007).<BLOCKQUOTE> | + | “Nesse sentido, o conceito de ''design'' (ou desenho) pode ser concebido, de maneira bem ampla, como o projeto instrucional, educacional, pedagógico ou didático de um curso” (MATTAR e MAIA, 2007).</BLOCKQUOTE> |
<BLOCKQUOTE>“A engenharia pedagógica: | <BLOCKQUOTE>“A engenharia pedagógica: | ||
(a) requer um trabalho de síntese que integra as contribuições de especialistas em pedagogia e tecnologias educativas; | (a) requer um trabalho de síntese que integra as contribuições de especialistas em pedagogia e tecnologias educativas; | ||
- | + | (b) aborda um projeto pedagógico em seus aspectos técnicos, econômicos, financeiros, monetários e sociais; | |
- | reagrupa vários métodos e ferramentas de aprendizagem, adaptados a um público-alvo e com objetivos educacionais claramente definidos; | + | (c) reagrupa vários métodos e ferramentas de aprendizagem, adaptados a um público-alvo e com objetivos educacionais claramente definidos; |
- | visa a adaptar, e até mesmo criar, métodos e ferramentas de ensino, em busca de viabilizar os itinerários previamente traçados e otimizar os custos; | + | (d) visa a adaptar, e até mesmo criar, métodos e ferramentas de ensino, em busca de viabilizar os itinerários previamente traçados e otimizar os custos; |
- | está na confluência do design pedagógico, da engenharia de software e da engenharia cognitiva” (INGÉNIERIE PÉDAGOGIQUE. Wikipédia).<BLOCKQUOTE> | + | (e) está na confluência do ''design'' pedagógico, da engenharia de ''software'' e da engenharia cognitiva” (INGÉNIERIE PÉDAGOGIQUE. Wikipédia).</BLOCKQUOTE> |
==Fontes== | ==Fontes== |
Edição de 16h34min de 5 de fevereiro de 2018
Ementa
Engenharia pedagógica que envolve o planejamento, a elaboração, a utilização e a gestão de métodos e projetos pedagógicos, materiais educacionais, ambientes colaborativos, atividades interativas e modelos de avaliação, criados para facilitar a aprendizagem humana.
Referências
“Engenharia pedagógica que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos e produtos educacionais que facilitam a aprendizagem humana” (FILATRO, 2004).
“Em nível macro, o design instrucional é compreendido como o planejamento do ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais. Tradicionalmente, tem sido vinculado à produção de materiais didáticos, mais especificamente à produção de materiais analógicos” (FILATRO e PICONEZ, 2004).
Design Instrucional (Educação a Distância) “A palavra design é de origem inglesa e refere-se à concepção de um projeto ou um modelo, é utilizada também para significar o produto que resultou desse processo. Podemos dizer que o design é a interface entre um usuário e um artefato. Design Instrucional é uma denominação utilizada para falar do planejamento educacional para educação a distância e também do resultado de um planejamento concretizado num material para EaD. Da mesma forma, o design instrucional é a interface entre o aprendiz e um material desenvolvido com a finalidade de promover um tipo de aprendizagem” (INFRAERO educação a distância).
“Em um sentido mais restrito, o design de um curso a distância pode ser entendido como o cuidado com a organização visual das informações, que é em geral crítica para o bom resultado do processo de aprendizagem do aluno”. “Nesse sentido, o conceito de design (ou desenho) pode ser concebido, de maneira bem ampla, como o projeto instrucional, educacional, pedagógico ou didático de um curso” (MATTAR e MAIA, 2007).
“A engenharia pedagógica: (a) requer um trabalho de síntese que integra as contribuições de especialistas em pedagogia e tecnologias educativas; (b) aborda um projeto pedagógico em seus aspectos técnicos, econômicos, financeiros, monetários e sociais; (c) reagrupa vários métodos e ferramentas de aprendizagem, adaptados a um público-alvo e com objetivos educacionais claramente definidos; (d) visa a adaptar, e até mesmo criar, métodos e ferramentas de ensino, em busca de viabilizar os itinerários previamente traçados e otimizar os custos; (e) está na confluência do design pedagógico, da engenharia de software e da engenharia cognitiva” (INGÉNIERIE PÉDAGOGIQUE. Wikipédia).
Fontes
FILATRO, A. C. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2004.
FILATRO, A.; PICONEZ, S. C. B. Design instrucional contextualizado. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/049-TC-B2.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2017.
INFRAERO educação a distância. Glossário em EAD. Disponível em: <http://ead.infraero.gov.br/moodle/mod/glossary/print.php?id=18664&mode=&hook=ALL&sortkey=&sortorder=&offset=60>. Acesso em: 2 ago. 2017.
INGÉNIERIE PÉDAGOGIQUE. In: WIKIPÉDIA, l’encyclopédie libre. Disponível em: <https://fr.wikipedia.org/wiki/Ing%C3%A9nierie_p%C3%A9dagogique#cite_note-1>. Acesso em: 23 ago. 2017.
MATTAR NETO, J.; MAIA,C. ABC da EAD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007.