Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
De Meu Wiki
(→Fontes) |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
==Ementa== | ==Ementa== | ||
- | São sistemas computacionais (softwares) disponibilizados no ciberespaço e que permitem: integrar várias mídias, linguagens e recursos; veicular conteúdos; apresentar informações de maneira organizada; facilitar a interação entre pessoas, atores do processo educativo e objetos de conhecimento. Por ser de fácil manuseio, os AVAs possibilitam o monitoramento virtual de aulas, discussões, apresentações e demais atividades educacionais. | + | São sistemas computacionais (''softwares'') disponibilizados no ciberespaço e que permitem: integrar várias mídias, linguagens e recursos; veicular conteúdos; apresentar informações de maneira organizada; facilitar a interação entre pessoas, atores do processo educativo e objetos de conhecimento. Por ser de fácil manuseio, os AVAs possibilitam o monitoramento virtual de aulas, discussões, apresentações e demais atividades educacionais. |
==Referências== | ==Referências== | ||
- | “Estrutura híbrida que contempla diversas mídias de comunicação e interação para o uso educacional (exemplo: curso on-line, tendo uma comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática, fórum de discussão, etc. como recurso de interação)” (ZAHED-COELHO, 2005) | + | <BLOCKQUOTE>“Estrutura híbrida que contempla diversas mídias de comunicação e interação para o uso educacional (exemplo: curso ''on-line'', tendo uma comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática, fórum de discussão, etc. como recurso de interação).” (ZAHED-COELHO, 2005)</BLOCKQUOTE> |
- | '''“Ambientes virtuais de aprendizagem''' são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para | + | |
- | '''“AVAS (códigos livres/abertos e comerciais)''': | + | <BLOCKQUOTE>'''“Ambientes virtuais de aprendizagem''' são ''softwares'' que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EaD, são usados para complementar aulas presenciais.” (AMBIENTES virtuais de aprendizagem. Wikipedia) |
- | Livres e abertos: códigos de programação abertos possibilitam que o sistema seja modificado por qualquer pessoa; todos podem ser coautores das suas funcionalidades. Exemplos: | + | |
- | + | <BLOCKQUOTE>'''“AVAS (códigos livres/abertos e comerciais)''': | |
- | + | '''Livres e abertos''': códigos de programação abertos possibilitam que o sistema seja modificado por qualquer pessoa; todos podem ser coautores das suas funcionalidades. Exemplos: | |
+ | [[Moodle]] | ||
+ | [[TelEduc]] | ||
E-proinfo | E-proinfo | ||
Dokeos | Dokeos | ||
Sakai | Sakai | ||
Canvas etc. | Canvas etc. | ||
- | Comerciais: | + | |
+ | '''Comerciais:''' | ||
Blackboard | Blackboard | ||
WebAula | WebAula | ||
Saba | Saba | ||
Sumtotal etc.” | Sumtotal etc.” | ||
- | ( | + | (COACH EAD, 2016) |
==Fontes== | ==Fontes== | ||
Linha 30: | Linha 33: | ||
ZAHED-COELHO, S. '''A construção de um curso a distância on-line para capacitação em massa, com a comunidade virtual de aprendizagem como recurso de interação''': uma experiência do governo do Estado de São Paulo. 2005. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Mackenzie, São Paulo, 2005. | ZAHED-COELHO, S. '''A construção de um curso a distância on-line para capacitação em massa, com a comunidade virtual de aprendizagem como recurso de interação''': uma experiência do governo do Estado de São Paulo. 2005. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Mackenzie, São Paulo, 2005. | ||
+ | |||
[[Categoria: Glossário EGAP]] | [[Categoria: Glossário EGAP]] |
Edição de 15h58min de 2 de fevereiro de 2018
Ementa
São sistemas computacionais (softwares) disponibilizados no ciberespaço e que permitem: integrar várias mídias, linguagens e recursos; veicular conteúdos; apresentar informações de maneira organizada; facilitar a interação entre pessoas, atores do processo educativo e objetos de conhecimento. Por ser de fácil manuseio, os AVAs possibilitam o monitoramento virtual de aulas, discussões, apresentações e demais atividades educacionais.
Referências
“Estrutura híbrida que contempla diversas mídias de comunicação e interação para o uso educacional (exemplo: curso on-line, tendo uma comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática, fórum de discussão, etc. como recurso de interação).” (ZAHED-COELHO, 2005)
“Ambientes virtuais de aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EaD, são usados para complementar aulas presenciais.” (AMBIENTES virtuais de aprendizagem. Wikipedia)“AVAS (códigos livres/abertos e comerciais): Livres e abertos: códigos de programação abertos possibilitam que o sistema seja modificado por qualquer pessoa; todos podem ser coautores das suas funcionalidades. Exemplos: Moodle TelEduc E-proinfo Dokeos Sakai Canvas etc. Comerciais: Blackboard WebAula Saba Sumtotal etc.” (COACH EAD, 2016)Fontes
AMBIENTES virtuais de aprendizagem. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem#Os_Ambientes_Virtuais_de_Aprendizagem>. Acesso em: 28 jun. 2017.
COACH EAD. O que é ambiente virtual de aprendizagem?. 2016. Disponível em: <http://www.coachead.com.br/ambiente-virtual-de-aprendizagem/>. Acesso em: 24 jul. 2017.
ZAHED-COELHO, S. A construção de um curso a distância on-line para capacitação em massa, com a comunidade virtual de aprendizagem como recurso de interação: uma experiência do governo do Estado de São Paulo. 2005. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Mackenzie, São Paulo, 2005.