Storyboard
De Meu Wiki
(Criou página com '==EMENTA-- “Um dos principais produtos que antecedem o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem é o Storyboard. Segundo Vargas e colaboradores (2007), Storyboard é definid...')
Edição posterior →
Edição de 13h36min de 30 de janeiro de 2018
==EMENTA--
“Um dos principais produtos que antecedem o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem é o Storyboard. Segundo Vargas e colaboradores (2007), Storyboard é definido como o roteiro do objeto de aprendizagem. As cenas que compõem o objeto são representadas em forma de desenhos, sequencialmente, similar a uma história em quadrinhos. Sua elaboração ajuda a visualizar o produto final, podendo reduzir eventuais erros, frustrações e o tempo de produção. Um Storyboard destina-se a determinar o conteúdo que será apresentado em cada uma das páginas e criar alguns vínculos simples que possibilitem a navegação entre elas. O Storyboard de uma aplicação é um conceito emprestado do cinema, indicando que cada cena e cada tomada de câmera é esboçada na ordem em que ocorre no filme. Fornece uma estrutura e um plano global para a filmagem, permitindo ao diretor e sua equipe ter uma ideia clara de onde cada tomada se encaixa melhor (FAETEC, 2009). Para a equipe de desenvolvimento dos OAs, esse Storyboard fornece uma estrutura e uma visualização global para a aplicação educacional, permitindo ao desenvolvedor e sua equipe ter uma ideia clara de posicionamento, fala, enredo, e demais quesitos instrucionais que se encaixem da melhor forma.
FONTES
OLIVEIRA, Kethure Aline de; AMARAL, Marília A.; BARTHOLO, Viviane de F. Uma experiência para definição de storyboard em metodologia de desenvolvimento colaborativo de objetos de aprendizagem. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro, v.15, n.1, p.19-32, abr. 2010 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212010000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 ago. 2017.
VARGAS, A.; ROCHA, H.V.; FREIRE, F.M.P. Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional. Renote Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v.5 n.2, dez. 2007.
FAETEC TPM. (2009). Educação Tecnologia Thereza Porto Marques. Apostila de HTML, Cap. 3. Retirado em 20/10/2009, no World Wide Web: http://www.faetec.br/apache2default/download/nelson/colegio/apostila_HTML/ cap%edtulo%2003.doc