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Transdisciplinaridade

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A abordagem transdisciplinar movimenta-se além dos limites das disciplinas, mesclando suas singularidades e abrindo-se à contribuição das comunidades científicas e não científicas, na busca de um entendimento integral (holístico) dos fenômenos pesquisados.
A abordagem transdisciplinar movimenta-se além dos limites das disciplinas, mesclando suas singularidades e abrindo-se à contribuição das comunidades científicas e não científicas, na busca de um entendimento integral (holístico) dos fenômenos pesquisados.
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('''Ver, também''': [[Disciplina]] // [[Interdisciplinaridade]] // [[Multidisciplinaridade (ou Pluridisciplinaridade)]])
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<BLOCKQUOTE>“A transdisciplinaridade, como o prefixo ‘trans’ indica, diz respeito àquilo que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina. Seu objetivo é a compreensão do mundo presente, para o qual um dos imperativos é a unidade do conhecimento” (NICOLESCU, 2005).</BLOCKQUOTE>
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<BLOCKQUOTE>“Uma das formas de interpretar a transdisciplinaridade é como uma aproximação ao conhecimento que transcende as disciplinas. Não é pré-disciplinar, isto é, não se propõe a volta a um estágio ‘primitivo’ do conhecimento, mas a uma visão integrativa que reconhece características específicas do fenômeno que interagem entre si. Outra forma de interpretá-la é como um corte transversal das disciplinas, em que todas são vistas desde dentro, mas integradas organicamente” [...] “Assim como na resposta interdisciplinar o fator aglutinador é o problema, na resposta transdisciplinar, o fator integrador é o ser humano, que não foi cognitivamente fragmentado, a quem não se disse ‘você não pode opinar porque não é da área’.” (LAZARTE, 2000, p. 49).</BLOCKQUOTE>
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==Fonte==
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==Fontes==
LAZARTE, L. Ecologia cognitiva na sociedade da informação. '''Ci. Inf'''., Brasília, v.29, n.2, p.43-51, maio/ago. 2000. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/886/921>. Acesso em: 31 ago. 2017.
LAZARTE, L. Ecologia cognitiva na sociedade da informação. '''Ci. Inf'''., Brasília, v.29, n.2, p.43-51, maio/ago. 2000. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/886/921>. Acesso em: 31 ago. 2017.

Edição de 16h41min de 15 de fevereiro de 2018

Ementa

A abordagem transdisciplinar movimenta-se além dos limites das disciplinas, mesclando suas singularidades e abrindo-se à contribuição das comunidades científicas e não científicas, na busca de um entendimento integral (holístico) dos fenômenos pesquisados.

(Ver, também: Disciplina // Interdisciplinaridade // Multidisciplinaridade (ou Pluridisciplinaridade))

Referências

“A transdisciplinaridade, como o prefixo ‘trans’ indica, diz respeito àquilo que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina. Seu objetivo é a compreensão do mundo presente, para o qual um dos imperativos é a unidade do conhecimento” (NICOLESCU, 2005).
“Uma das formas de interpretar a transdisciplinaridade é como uma aproximação ao conhecimento que transcende as disciplinas. Não é pré-disciplinar, isto é, não se propõe a volta a um estágio ‘primitivo’ do conhecimento, mas a uma visão integrativa que reconhece características específicas do fenômeno que interagem entre si. Outra forma de interpretá-la é como um corte transversal das disciplinas, em que todas são vistas desde dentro, mas integradas organicamente” [...] “Assim como na resposta interdisciplinar o fator aglutinador é o problema, na resposta transdisciplinar, o fator integrador é o ser humano, que não foi cognitivamente fragmentado, a quem não se disse ‘você não pode opinar porque não é da área’.” (LAZARTE, 2000, p. 49).

Fontes

LAZARTE, L. Ecologia cognitiva na sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v.29, n.2, p.43-51, maio/ago. 2000. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/886/921>. Acesso em: 31 ago. 2017.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade'Texto em negrito'. São Paulo: Triom, 2005.