Educação a Distância ou Ensino a Distância?
De Meu Wiki
(→Fonte) |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
==Ementa== | ==Ementa== | ||
- | + | O conceito de '''“educação'''” refere-se à prática educativa e ao processo de ensino-aprendizagem que leva o aprendiz a aprender a aprender, a pensar, criar, inovar, construir conhecimentos, participar ativamente do próprio crescimento. | |
+ | |||
+ | O conceito de '''“ensino”''' está mais associado às atividades de instrução, transmissão de informações, adestramento e treinamento. | ||
==Referências== | ==Referências== | ||
+ | <BLOCKQUOTE>'''Educação''': O conceito de “educação” refere-se à prática educativa e ao processo de ensino-aprendizagem que leva o aprendiz a aprender a aprender, a saber pensar, a criar, a inovar, a construir conhecimentos, a participar ativamente de seu próprio crescimento. Há situações e objetivos que se esgotariam no ensino, mas a proposta mais abrangente e fundamental está, por certo, na educação (LANDIM, 1997).<BLOCKQUOTE> | ||
- | + | <BLOCKQUOTE>'''Ensino''': O conceito de “ensino” está mais associado às atividades de instrução, transmissão de informações, adestramento e treinamento. Ensinar tem sua origem no latim, ''ensignare'', que significa "colocar signos' e, portanto, pode ser compreendido como o ato de "depositar informação" no aprendiz – é a educação bancária, criticada por Freire (1970). Segundo esta concepção, o professor ensina quando passa a informação para o aluno e esse aprende porque memoriza e reproduz, fielmente, essa informação. Aprender está diretamente vinculado à memorização e à reprodução da informação.<BLOCKQUOTE> | |
- | '''Ensino''': O conceito de “ensino” está mais associado às atividades de instrução, transmissão de informações, adestramento e treinamento. | + | |
- | Ensinar tem sua origem no latim, ensignare, que significa "colocar signos' e, portanto, pode ser compreendido como o ato de "depositar informação" no aprendiz – é a educação bancária, criticada por Freire (1970). Segundo esta concepção, o professor ensina quando passa a informação para o aluno e esse aprende porque memoriza e reproduz, fielmente, essa informação. Aprender está diretamente vinculado à memorização e à reprodução da informação. | + | |
Edição de 11h08min de 6 de fevereiro de 2018
Ementa
O conceito de “educação” refere-se à prática educativa e ao processo de ensino-aprendizagem que leva o aprendiz a aprender a aprender, a pensar, criar, inovar, construir conhecimentos, participar ativamente do próprio crescimento.
O conceito de “ensino” está mais associado às atividades de instrução, transmissão de informações, adestramento e treinamento.
Referências
Educação: O conceito de “educação” refere-se à prática educativa e ao processo de ensino-aprendizagem que leva o aprendiz a aprender a aprender, a saber pensar, a criar, a inovar, a construir conhecimentos, a participar ativamente de seu próprio crescimento. Há situações e objetivos que se esgotariam no ensino, mas a proposta mais abrangente e fundamental está, por certo, na educação (LANDIM, 1997).Ensino: O conceito de “ensino” está mais associado às atividades de instrução, transmissão de informações, adestramento e treinamento. Ensinar tem sua origem no latim, ensignare, que significa "colocar signos' e, portanto, pode ser compreendido como o ato de "depositar informação" no aprendiz – é a educação bancária, criticada por Freire (1970). Segundo esta concepção, o professor ensina quando passa a informação para o aluno e esse aprende porque memoriza e reproduz, fielmente, essa informação. Aprender está diretamente vinculado à memorização e à reprodução da informação.Fonte
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
LANDIM, C. M. das M. P. F. Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: Autores Associados, 1997.
VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias. Disponivel em: <http://files.atividadesvalentim.webnode.com/200000044-bbc25bcbb3/VALENTE_2005.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2017.
ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.