Participante da CVA (Comunidades Virtuais de Aprendizagem)
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- | Responsáveis pelo surgimento de um novo tipo de relação, muito diferente da clássica relação professor-aluno. Essa relação representa uma outra forma de comunicação e enfatiza a interação participante-participante. Os participantes devem entender que os mediadores serão facilitadores do processo de ensino e aprendizagem e não "entregadores" da informação. Na interação, há uma divisão de responsabilidade, bem como posição de igualdade entre mediadores e participantes. O participante deve modificar sua atitude para vir a ser um agente de busca e construção do conhecimento, tornando-se co-autor de seu aprendizado pessoal e profissional. | + | <BLOCKQUOTE>Responsáveis pelo surgimento de um novo tipo de relação, muito diferente da clássica relação professor-aluno. Essa relação representa uma outra forma de comunicação e enfatiza a interação participante-participante. Os participantes devem entender que os mediadores serão facilitadores do processo de ensino e aprendizagem e não "entregadores" da informação. Na interação, há uma divisão de responsabilidade, bem como posição de igualdade entre mediadores e participantes. O participante deve modificar sua atitude para vir a ser um agente de busca e construção do conhecimento, tornando-se co-autor de seu aprendizado pessoal e profissional.</BLOCKQUOTE> |
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ZAHED-COELHO, S .; TAVARES-SILVA, T. '''Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem'''. São Paulo: Fundap, 2003. | ZAHED-COELHO, S .; TAVARES-SILVA, T. '''Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem'''. São Paulo: Fundap, 2003. | ||
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Edição de 13h12min de 8 de fevereiro de 2018
Ementa
Diferentemente da clássica relação professor-aluno, os participantes das CVA estabelecem entre si outra forma de comunicação, com ênfase na interação participante-participante.
Essa mudança de atitude deve levar o participante a se tornar um agente de busca e construção do conhecimento, o coautor de seu aprendizado pessoal e profissional.
(Ver, também: Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática)
Referência
Responsáveis pelo surgimento de um novo tipo de relação, muito diferente da clássica relação professor-aluno. Essa relação representa uma outra forma de comunicação e enfatiza a interação participante-participante. Os participantes devem entender que os mediadores serão facilitadores do processo de ensino e aprendizagem e não "entregadores" da informação. Na interação, há uma divisão de responsabilidade, bem como posição de igualdade entre mediadores e participantes. O participante deve modificar sua atitude para vir a ser um agente de busca e construção do conhecimento, tornando-se co-autor de seu aprendizado pessoal e profissional.
Fonte
ZAHED-COELHO, S .; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.