Comunidade de Investigação (Community of Inquiry)
De Meu Wiki
(→Referência) |
(→Fontes) |
||
Linha 16: | Linha 16: | ||
==Fontes== | ==Fontes== | ||
- | ANTUNES, A. S. M. M. '''A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho | + | ANTUNES, A. S. M. M. '''A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho'''. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
COMMUNITY OF INQUIRY. Disponível em: <https://coi.athabascau.ca/>. | COMMUNITY OF INQUIRY. Disponível em: <https://coi.athabascau.ca/>. |
Edição de 17h57min de 31 de janeiro de 2018
Ementa
Numa comunidade de investigação, os participantes são estimulados a escutar uns aos outros com respeito, a construir ideias, a se desafiarem uns aos outros na elaboração de justificativas para essas novas opiniões não fundamentadas e a se ajudarem na busca de novas inferências do que foi criado. Os questionamentos são seguidos para onde eles os levarem, desconsiderados os limites das disciplinas existentes.
Referência
O conceito estrutural da teoria de Community of inquiry em ambiente virtual de aprendizagem foi cunhado por Garrison e Anderson, em 2003. Para a existência de uma Community of Inquiry, é preciso construir um pensamento crítico como uma metodologia educacional. De modo geral, pode-se afirmar que a Community of inquiry possui três elementos estruturantes: Presença Cognitiva ou Cognitive Presence [ver Presença Cognitiva] Presença Social ou Social Presence [ver Presença Social] Presença de Ensino ou Teaching Presence [ver Presença de Ensino]
“The community of inquiry is broadly defined as any group of individuals involved in a process of empirical or conceptual inquiry into problematic situations. This concept was novel in its emphasis on the social quality and contingency of knowledge formation in the sciences, contrary to the Cartesian model of science, which assumes a fixed, unchanging reality that is objectively knowable by rational observers. The community of inquiry emphasizes that knowledge is necessarily embedded within a social context and, thus, requires intersubjective agreement among those involved in the process of inquiry for legitimacy.” [Definida como qualquer grupo de indivíduos envolvidos em um processo de investigação empírica ou conceitual em situações problemáticas. Este conceito inova em sua ênfase na qualidade social e contingente da formação do conhecimento nas ciências, em oposição ao modelo cartesiano de ciência, que assume uma realidade fixa e imutável que é objetivamente conhecida por observadores racionais. A comunidade de investigação enfatiza que o conhecimento é necessariamente integrado ao contexto social e requer um acordo intersubjetivo entre os envolvidos no processo de investigação, para legitimar-se] (COMMUNITY OF INQUIRY, Wikipédia)
Fontes
ANTUNES, A. S. M. M. A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
COMMUNITY OF INQUIRY. Disponível em: <https://coi.athabascau.ca/>. Acesso em: 22 set. 2017.
COMMUNITY OF INQUIRY. In: WIKIPEDIA, the free encyclopedia. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Community_of_inquiry>. Acesso em: 9 ago. 2017.
GARRISON, D.R.; ANDERSON, T. E-Learning in the 21st Century: a framework for research and practice. London; New York: Routheday Flamer, 2003.
GERVAI, Solange M.S. A mediação pedagógica em contextos de aprendizagem online. 2007. 249 f. Tese (Doutorado - Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.