Conectivismo
De Meu Wiki
(uma edição intermediária não está sendo exibida.) | |||
Linha 4: | Linha 4: | ||
- | '''Veja também:''' [[Educação a Distância ou Ensino a Distância?]] // [[Aprendizagem (com base na visão de Paulo Freire)]] // [[Conhecimento]] // [[Colaboração]] // [[Interação ou Interatividade?]] | + | '''Veja também:''' [[Educação a Distância ou Ensino a Distância?]] // [[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]] // [[Aprendizagem (com base na visão de Paulo Freire)]] // [[Conhecimento]] // [[Colaboração]] // [[Interação ou Interatividade?]] |
==Referência== | ==Referência== |
Edição atual tal como 19h15min de 19 de fevereiro de 2018
Ementa
Teoria da aprendizagem que se baseia na premissa de que “o conhecimento se distribui através de uma rede de conexões; portanto, a aprendizagem consiste na capacidade de construir e atravessar essas redes” (DOWNES, 2007).
Veja também: Educação a Distância ou Ensino a Distância? // Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática // Aprendizagem (com base na visão de Paulo Freire) // Conhecimento // Colaboração // Interação ou Interatividade?
Referência
“Conectivismo é uma teoria de aprendizagem utilizada em ciência da computação que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo (ao contrário do que rezam outras Teorias da Aprendizagem que afirmam que simplesmente existe na cabeça de um indivíduo). [...] Foi apelidado de ‘uma teoria de aprendizagem para a era digital’, devido a como ela tem sido utilizada para explicar o efeito que a tecnologia teve sobre a forma como as pessoas vivem, como elas se comunicam, e como elas aprendem.
[...] O Conectivismo entende a aprendizagem como o processo de criação de conexões e a ampliação ou o aumento da complexidade da rede (nesta rede nem todas as conexões possuem a mesma força).
[...] Numa sociedade em rede, onde o conhecimento é abundante e a quantidade de informação cresce exponencialmente, a capacidade de sintetizar e reconhecer conexões e padrões é uma competência valiosa.
[...] A metáfora da rede reconhece a noção de ‘saber-onde’ (a compreensão de onde encontrar o conhecimento quando é necessário) para complementar as de ‘saber-como’ e ‘saber-o quê’, que conformam os pilares de muitas teorias de aprendizagem.
A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes” (CONECTIVISMO. In: Wikipedia)
Fontes
CONECTIVISMO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: <pt.wikipedia.org/wiki/Conectivismo>. Acesso em: 8 ago. 2017.
DOWNES, S. What connectivism. Disponível em: < http://halfanhour.blogspot.com.br/2007/02/what-connectivism-is.html>. Acesso em: 8 ago. 2017.