Objeto Digital de Aprendizagem
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A combinação de diferentes e variados objetos digitais de aprendizagem beneficia as preferências individuais de aprendizagem, uma vez que cada “aluno” é único na forma como recebe e processa as informações. | A combinação de diferentes e variados objetos digitais de aprendizagem beneficia as preferências individuais de aprendizagem, uma vez que cada “aluno” é único na forma como recebe e processa as informações. | ||
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Edição atual tal como 12h02min de 16 de fevereiro de 2018
Ementa
Recursos digitais (softwares educacionais e conteúdo multimídia) utilizados (e reutilizáveis) para apoiar cursos on-line e auxiliar o ensino-aprendizagem.
A combinação de diferentes e variados objetos digitais de aprendizagem beneficia as preferências individuais de aprendizagem, uma vez que cada “aluno” é único na forma como recebe e processa as informações.
Veja também: Recursos Educacionais Abertos // Educação Aberta // Repositório Digital // Biblioteca Digital e Biblioteca Virtual // Suportes Pedagógicos de uma Comunidade
Referência
O termo ‘objeto de aprendizagem’ tem sido utilizado na literatura para referir-se aos recursos educacionais digitais reutilizáveis em vários contextos educacionais, sendo eles armazenados em repositórios educacionais. Os objetos de aprendizagem precisam ser catalogados para facilitar a sua utilização e precisam ser interoperáveis com outros sistemas para ampliar sua eficácia. Exemplos de objetos de aprendizagem: texto, vídeo, simulações, arquivos de áudio, testes, cursos, livros eletrônicos, dentre outros.
Fontes
NASCIMENTO, A. C. A. Aprendizagem por meio de repositórios digitais e virtuais. In: LITTO, F.M.; FORMIGA, M. (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. cap. 49.
ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.