Ferramentas pessoais

Multidisciplinaridade (ou Pluridisciplinaridade)

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
 
(2 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 3: Linha 3:
Refere-se à contribuição de várias disciplinas para uma realização comum, sem que cada uma delas tenha que modificar sua própria visão de fatos e coisas, nem seu próprio método.
Refere-se à contribuição de várias disciplinas para uma realização comum, sem que cada uma delas tenha que modificar sua própria visão de fatos e coisas, nem seu próprio método.
-
('''Ver, também''': [[Disciplina]], [[Interdisciplinaridade]], [[Transdisciplinaridade]])
+
 
 +
'''Veja  também:''' [[Disciplina]] // [[Interdisciplinaridade]] // [[Transdisciplinaridade]]
==Referências==
==Referências==

Edição atual tal como 12h43min de 16 de fevereiro de 2018

Ementa

Refere-se à contribuição de várias disciplinas para uma realização comum, sem que cada uma delas tenha que modificar sua própria visão de fatos e coisas, nem seu próprio método.


Veja também: Disciplina // Interdisciplinaridade // Transdisciplinaridade

Referências

“O estudo de problemas complexos, que exige conhecimentos de várias áreas, tem levado à procura de formas de superar esta fragmentação cognitiva, a qual a realidade não tem por que respeitar. A primeira resposta é o enfoque multidisciplinar, em que especialistas de várias áreas se reúnem para aportar os conhecimentos específicos de suas disciplinas relevantes para o problema estudado. A dificuldade aqui é o diálogo entre especialistas, com linguagens, visões, propostas e conclusões diferentes” (LAZARTE, 2000).
“A pluridisciplinaridade diz respeito ao estudo de um objeto de uma mesma e única disciplina por várias disciplinas ao mesmo tempo. [...] Com isso, o objeto sairá assim enriquecido pelo cruzamento de várias disciplinas. O conhecimento do objeto em sua própria disciplina é aprofundado por uma fecunda contribuição pluridisciplinar. A pesquisa pluridisciplinar traz um algo mais à disciplina em questão [...], porém este ‘algo mais’ está a serviço apenas desta mesma disciplina. Em outras palavras, a abordagem pluridisciplinar ultrapassa as disciplinas, mas sua finalidade continua inscrita na estrutura da da pesquisa disciplinar” (NICOLESCU, 2005).

Fonte

LAZARTE, Leonardo. Ecologia cognitiva na sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v.29, n.2, p.43-51, maio/ago. 2000. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/886/921 >. Acesso em: 31 ago. 2017.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 2005.