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- | Segundo Piaget e Vygotsky, o conhecimento resulta da articulação-desarticulação recursiva do sujeito com o seu meio. O conhecimento não procede apenas da experiência do mundo dos objetos nem é uma capacidade inata do sujeito. Piaget desmistifica a ideia de que o conhecimento é dado pela herança genética (apriorismo) ou é fruto do meio físico ou social (empirismo), e cria a ideia de conhecimento-construção. O conhecimento é uma construção que exige a interação do sujeito com o meio físico e sociocultural. Segundo Becker, a teoria construtivista é sustentada por três pilares: os conhecimentos são construídos; o aprendiz é o centro do processo de construção; e o ambiente de aprendizagem exerce papel determinante. | + | <BLOCKQUOTE>Segundo Piaget e Vygotsky, o conhecimento resulta da articulação-desarticulação recursiva do sujeito com o seu meio.</BLOCKQUOTE> |
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- | “Operação pela qual a mente humana procede à análise de um objeto, de uma realidade, e lhe define a natureza. [...] Conjunto de domínios em que se exerce a atividade de aprender; saber” [ | + | <BLOCKQUOTE>“Operação pela qual a mente humana procede à análise de um objeto, de uma realidade, e lhe define a natureza. [...] Conjunto de domínios em que se exerce a atividade de aprender; saber” [“''Opération par laquelle l'esprit humain procède à l'analyse d'un objet, d'une réalité et en définit la nature. [...] Ensemble des domaines où s'exerce l'activité d'apprendre ; savoir''”] (CONNAISSANCE. In: DICTIONNAIRE Larousse.)</BLOCKQUOTE> |
==Fontes== | ==Fontes== | ||
- | BECKER, F. (Org.). '''Aprendizagem & conhecimento escolar | + | BECKER, F. (Org.). '''Aprendizagem & conhecimento escolar'''. Pelotas: Educat, 2002. |
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CONNAISSANCE. In: DICTIONNAIRE Larousse. Disponível em: <http://www.larousse.fr/dictionnaires/francais/connaissance/18273#kvtbIKJkp2bKHuwU.99>. Acesso em: 4 ago. 2017. | CONNAISSANCE. In: DICTIONNAIRE Larousse. Disponível em: <http://www.larousse.fr/dictionnaires/francais/connaissance/18273#kvtbIKJkp2bKHuwU.99>. Acesso em: 4 ago. 2017. | ||
- | HOUAISS, A. Conhecimento. In: | + | HOUAISS, A. Conhecimento. In:______. '''Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa'''. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. |
PIAGET, Jean. '''Seis estudos de psicologia'''. Tradução Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. | PIAGET, Jean. '''Seis estudos de psicologia'''. Tradução Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. | ||
- | PIAGET, Jean. '''Epistemologia genética'''. Tradução | + | PIAGET, Jean. '''Epistemologia genética'''. Tradução Álvares Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. |
VYGOTSKI, L. S.''' A formação social da mente''': o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. | VYGOTSKI, L. S.''' A formação social da mente''': o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. | ||
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Edição atual tal como 17h41min de 16 de fevereiro de 2018
Ementa
Segundo Piaget, o conhecimento é uma construção originada da interação do sujeito com o meio físico e o meio sociocultural.
Veja também: Construtivismo (aplicado à aprendizagem) // Teoria da “Equilibração” // Conectivismo
Referências
Segundo Piaget e Vygotsky, o conhecimento resulta da articulação-desarticulação recursiva do sujeito com o seu meio.
O conhecimento não procede apenas da experiência do mundo dos objetos nem é uma capacidade inata do sujeito.
Piaget desmistifica a ideia de que o conhecimento é dado pela herança genética (apriorismo) ou é fruto do meio físico ou social (empirismo), e cria a ideia de conhecimento-construção. O conhecimento é uma construção que exige a interação do sujeito com o meio físico e sociocultural.
Segundo Becker, a teoria construtivista é sustentada por três pilares: os conhecimentos são construídos; o aprendiz é o centro do processo de construção; e o ambiente de aprendizagem exerce papel determinante.
“ato ou faculdade do pensamento que permite a apreensão de um objeto, por meio de mecanismos cognitivos diversos e combináveis, como a intuição, a contemplação, a classificação, a analogia, a experimentação etc.” (HOUAISS, 2009)
“Operação pela qual a mente humana procede à análise de um objeto, de uma realidade, e lhe define a natureza. [...] Conjunto de domínios em que se exerce a atividade de aprender; saber” [“Opération par laquelle l'esprit humain procède à l'analyse d'un objet, d'une réalité et en définit la nature. [...] Ensemble des domaines où s'exerce l'activité d'apprendre ; savoir”] (CONNAISSANCE. In: DICTIONNAIRE Larousse.)
Fontes
BECKER, F. (Org.). Aprendizagem & conhecimento escolar. Pelotas: Educat, 2002.
CONNAISSANCE. In: DICTIONNAIRE Larousse. Disponível em: <http://www.larousse.fr/dictionnaires/francais/connaissance/18273#kvtbIKJkp2bKHuwU.99>. Acesso em: 4 ago. 2017.
HOUAISS, A. Conhecimento. In:______. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Tradução Álvares Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.