Conhecimento
De Meu Wiki
(5 edições intermediárias não estão sendo exibidas.) | |||
Linha 3: | Linha 3: | ||
Segundo Piaget, o conhecimento é uma construção originada da interação do sujeito com o meio físico e o meio sociocultural. | Segundo Piaget, o conhecimento é uma construção originada da interação do sujeito com o meio físico e o meio sociocultural. | ||
- | |||
+ | '''Veja também:''' [[Construtivismo (aplicado à aprendizagem)]] // [[Teoria da “Equilibração”]] // [[Conectivismo]] | ||
==Referências== | ==Referências== |
Edição atual tal como 17h41min de 16 de fevereiro de 2018
Ementa
Segundo Piaget, o conhecimento é uma construção originada da interação do sujeito com o meio físico e o meio sociocultural.
Veja também: Construtivismo (aplicado à aprendizagem) // Teoria da “Equilibração” // Conectivismo
Referências
Segundo Piaget e Vygotsky, o conhecimento resulta da articulação-desarticulação recursiva do sujeito com o seu meio.
O conhecimento não procede apenas da experiência do mundo dos objetos nem é uma capacidade inata do sujeito.
Piaget desmistifica a ideia de que o conhecimento é dado pela herança genética (apriorismo) ou é fruto do meio físico ou social (empirismo), e cria a ideia de conhecimento-construção. O conhecimento é uma construção que exige a interação do sujeito com o meio físico e sociocultural.
Segundo Becker, a teoria construtivista é sustentada por três pilares: os conhecimentos são construídos; o aprendiz é o centro do processo de construção; e o ambiente de aprendizagem exerce papel determinante.
“ato ou faculdade do pensamento que permite a apreensão de um objeto, por meio de mecanismos cognitivos diversos e combináveis, como a intuição, a contemplação, a classificação, a analogia, a experimentação etc.” (HOUAISS, 2009)
“Operação pela qual a mente humana procede à análise de um objeto, de uma realidade, e lhe define a natureza. [...] Conjunto de domínios em que se exerce a atividade de aprender; saber” [“Opération par laquelle l'esprit humain procède à l'analyse d'un objet, d'une réalité et en définit la nature. [...] Ensemble des domaines où s'exerce l'activité d'apprendre ; savoir”] (CONNAISSANCE. In: DICTIONNAIRE Larousse.)
Fontes
BECKER, F. (Org.). Aprendizagem & conhecimento escolar. Pelotas: Educat, 2002.
CONNAISSANCE. In: DICTIONNAIRE Larousse. Disponível em: <http://www.larousse.fr/dictionnaires/francais/connaissance/18273#kvtbIKJkp2bKHuwU.99>. Acesso em: 4 ago. 2017.
HOUAISS, A. Conhecimento. In:______. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Tradução Álvares Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.