Afetividade (ambiente virtual)
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==Fontes== | ==Fontes== | ||
MORIN, E. '''Os setes saberes necessários à educação do futuro'''. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. | MORIN, E. '''Os setes saberes necessários à educação do futuro'''. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. | ||
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PIAGET, J. '''Intelligence and affectivity''': their relationship during child development. Califórnia: Palo Alto, 1981. | PIAGET, J. '''Intelligence and affectivity''': their relationship during child development. Califórnia: Palo Alto, 1981. | ||
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WALLON, H. '''Do ato ao pensamento'''. Lisboa: Moraes, 1979. | WALLON, H. '''Do ato ao pensamento'''. Lisboa: Moraes, 1979. | ||
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______. '''Psicologia e educação da infância'''. Lisboa: Estampa, 1975. | ______. '''Psicologia e educação da infância'''. Lisboa: Estampa, 1975. | ||
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Edição atual tal como 13h26min de 16 de fevereiro de 2018
Ementa
Comportamentos como medo, sofrimento, interesse, alegria, resistência, raiva e outros ‘transitam’ também em ambientes virtuais de aprendizagem (ambientes telemáticos) e evidenciam desequilíbrios internos dos envolvidos; daí a importância de se criarem estratégias para diluir estados afetivos desestabilizadores e que favoreçam o desenvolvimento cognitivo, o saber mais bem-elaborado e a satisfação nesse novo ambiente.
Veja também: Afetividade (construção do conhecimento) // Andragogia // Emoção // Mediador Pedagógico
Referência
“Os aspectos afetivos e cognitivos são indissociáveis no processo de construção do conhecimento do indivíduo, uma vez que ao construir o conhecimento esse sujeito experimenta prazer, esforço, fadiga, ansiedade, aborrecimentos, etc. - aspectos que têm relação direta no desenvolvimento intelectual da pessoa. Os ambientes telemáticos (os ambientes virtuais de aprendizagem) são territórios onde transitam o medo, o sofrimento, o interesse, a alegria, a resistência, a raiva, etc. e, em virtude disso, trazem comportamentos que evidenciam desequilíbrios internos dos seus envolvidos. É importante criar estratégias para diluir o medo e abrir caminhos ao desenvolvimento cognitivo, ao saber mais bem-elaborado e à satisfação nesse novo espaço. Nesse contexto, o Mediador Pedagógico tem o papel de resgatar a funcionalidade da afetividade/emoção como condição capaz de proporcionar circunstâncias adequadas aos anseios dos participantes, tornando esse ambiente adaptável ao aluno e possibilitando uma boa interface de comunicação e interação; porém, sem nunca perder o foco do curso, o controle, o gerenciamento e a administração geral do ambiente de aprendizagem.” (TAVARES-SILVA,2003)
Fontes
MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
PIAGET, J. Intelligence and affectivity: their relationship during child development. Califórnia: Palo Alto, 1981.
TAVARES-SILVA, T. Mediação pedagógica, nos ambientes telemáticos, como recurso de expressão das relações interpessoais e da construção do conhecimento. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
WALLON, H. Do ato ao pensamento. Lisboa: Moraes, 1979.
______. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975.