Oficina
De Meu Wiki
(2 edições intermediárias não estão sendo exibidas.) | |||
Linha 3: | Linha 3: | ||
Atividade de cunho educativo e amplamente fundamentada na prática, as oficinas pressupõem que os participantes tenham conhecimento prévio sobre o tema, uma vez que são convidados a contribuir ativamente com conteúdos e conhecimentos. As oficinas devem sempre gerar produtos, projetos. O conceito de oficinas aplicado à educação refere-se ao ‘lugar onde se aprende, fazendo junto com os outros’. | Atividade de cunho educativo e amplamente fundamentada na prática, as oficinas pressupõem que os participantes tenham conhecimento prévio sobre o tema, uma vez que são convidados a contribuir ativamente com conteúdos e conhecimentos. As oficinas devem sempre gerar produtos, projetos. O conceito de oficinas aplicado à educação refere-se ao ‘lugar onde se aprende, fazendo junto com os outros’. | ||
- | |||
- | == | + | '''Veja também:''' [[Conferência]] // [[Congresso]] // [[Mesa-redonda]] // [[Painel]] // [[Palestra]] // [[Seminário]] // [[Simpósio]] // [[Teleconferência]] |
+ | |||
+ | ==Referências== | ||
<BLOCKQUOTE>'''“A oficina''' é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva. Ela prevê momentos de interação e troca de saberes a partir de uma horizontalidade na construção do saber inacabado. [...] as oficinas são ‘unidades produtivas de conhecimentos a partir de uma realidade concreta, para serem transferidas a essa realidade a fim de transformá-la’ (Kisnerman, ''apud'' OMISTE; LÓPEZ; RAMÍREZ, 2000, p.178). </BLOCKQUOTE> | <BLOCKQUOTE>'''“A oficina''' é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva. Ela prevê momentos de interação e troca de saberes a partir de uma horizontalidade na construção do saber inacabado. [...] as oficinas são ‘unidades produtivas de conhecimentos a partir de uma realidade concreta, para serem transferidas a essa realidade a fim de transformá-la’ (Kisnerman, ''apud'' OMISTE; LÓPEZ; RAMÍREZ, 2000, p.178). </BLOCKQUOTE> | ||
Linha 11: | Linha 12: | ||
<BLOCKQUOTE>"[...] A oficina é um ‘âmbito de reflexão e ação no qual se pretende superar a separação que existe entre a teoria e a prática, entre conhecimento e trabalho e entre a educação e a vida’ (Ander-Egg, ''apud'' Omiste; López; Ramírez, 2000, p.178)” (OFICINAS. Centro de referências em…).</BLOCKQUOTE> | <BLOCKQUOTE>"[...] A oficina é um ‘âmbito de reflexão e ação no qual se pretende superar a separação que existe entre a teoria e a prática, entre conhecimento e trabalho e entre a educação e a vida’ (Ander-Egg, ''apud'' Omiste; López; Ramírez, 2000, p.178)” (OFICINAS. Centro de referências em…).</BLOCKQUOTE> | ||
- | + | ==Fontes== | |
- | == | + | |
FIGUEIRÊDO, Maria do Carmo Caetano de et al. '''Metodologia de oficina pedagógica''': uma experiência de extensão com crianças e adolescentes. Disponível em: <www.prac.ufpb.br/anais/sempe/vsempeanais/Anais/Educacao/oficina.rtf>. Acesso em: 20 set. 2017. | FIGUEIRÊDO, Maria do Carmo Caetano de et al. '''Metodologia de oficina pedagógica''': uma experiência de extensão com crianças e adolescentes. Disponível em: <www.prac.ufpb.br/anais/sempe/vsempeanais/Anais/Educacao/oficina.rtf>. Acesso em: 20 set. 2017. |
Edição atual tal como 12h45min de 16 de fevereiro de 2018
Ementa
Atividade de cunho educativo e amplamente fundamentada na prática, as oficinas pressupõem que os participantes tenham conhecimento prévio sobre o tema, uma vez que são convidados a contribuir ativamente com conteúdos e conhecimentos. As oficinas devem sempre gerar produtos, projetos. O conceito de oficinas aplicado à educação refere-se ao ‘lugar onde se aprende, fazendo junto com os outros’.
Veja também: Conferência // Congresso // Mesa-redonda // Painel // Palestra // Seminário // Simpósio // Teleconferência
Referências
“A oficina é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva. Ela prevê momentos de interação e troca de saberes a partir de uma horizontalidade na construção do saber inacabado. [...] as oficinas são ‘unidades produtivas de conhecimentos a partir de uma realidade concreta, para serem transferidas a essa realidade a fim de transformá-la’ (Kisnerman, apud OMISTE; LÓPEZ; RAMÍREZ, 2000, p.178).
"[...] A oficina é um ‘âmbito de reflexão e ação no qual se pretende superar a separação que existe entre a teoria e a prática, entre conhecimento e trabalho e entre a educação e a vida’ (Ander-Egg, apud Omiste; López; Ramírez, 2000, p.178)” (OFICINAS. Centro de referências em…).
Fontes
FIGUEIRÊDO, Maria do Carmo Caetano de et al. Metodologia de oficina pedagógica: uma experiência de extensão com crianças e adolescentes. Disponível em: <www.prac.ufpb.br/anais/sempe/vsempeanais/Anais/Educacao/oficina.rtf>. Acesso em: 20 set. 2017.
OFICINAS. In: CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. Glossário. Disponível em: <http://educacaointegral.org.br/glossario/oficinas/> Acesso em: 4 ago. 2017.
OMISTE, A. SAAVEDRA; LÓPEZ, Maria Del C.; RAMIREZ, J. Formação de grupos populares: uma proposta educativa. In: CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (Org.). Educar em direitos humanos: construir democracia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.