Disciplina
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Edição atual tal como 12h42min de 16 de fevereiro de 2018
Ementa
Campo específico de saber. Área de conhecimento. Matéria ou objeto de estudo escolar.
Veja também: Interdisciplinaridade // Multidisciplinaridade (ou Pluridisciplinaridade) // Transdisciplinaridade
Referências
"5. ciência, ramo de conhecimento; matéria escolar” (HOUAISS, A. Disciplina.)
“Como campos específicos de saber, as disciplinas se referem aos mais diversos âmbitos de produção de conhecimento ou campos de práticas, muitas delas também inseridas como cursos de nível superior.” (DISCIPLINA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre)
“Uma das manifestações da fragmentação cognitiva é a divisão em áreas de conhecimento, cada uma com sua metodologia peculiar, seus ritos, estruturas de poder e valores; o que chamamos de disciplinas.
Por outro lado, dificulta o compartilhamento das descobertas, métodos e conceitos entre áreas diferentes, aliena a maioria das pessoas do acesso aos conhecimentos desenvolvidos, faz com que o desenvolvimento fragmentário do conhecimento possa levar a resultados contraditórios nas diferentes áreas, estabelece, enfim, uma barreira muito difícil de transpor no movimento de busca da síntese que se segue à análise.
O estudo de problemas complexos, que exige conhecimentos de várias áreas, tem levado à procura de formas de superar esta fragmentação cognitiva, a qual a realidade não tem por que respeitar. A primeira resposta é o enfoque multidisciplinar, em que especialistas de várias áreas se reúnem para aportar os conhecimentos específicos de suas disciplinas relevantes para o problema estudado. A dificuldade aqui é o diálogo entre especialistas, com linguagens, visões, propostas e conclusões diferentes.” (LAZARTE, 2000, p.48).
“conjunto de práticas, representações e modos de fazer” [...] “conjunto de práticas, concepções e objetos de estudo como um campo específico de conhecimento, ou como uma ‘disciplina’ (no sentido científico)” (BARROS, 2011, p.253).
“toda disciplina é constituída, antes de tudo, por certo 'campo de interesses', o que inclui desde um interesse mais amplo que define este campo como um todo, até um conjunto mais privilegiado de objetos de estudo e de temáticas a serem percorridas pelos seus praticantes (ou de desafios a serem enfrentados, para o caso dos campos disciplinares que, tal como a Medicina, envolvem uma prática, mais ainda do que uma reflexão teórica e uma pesquisa)” (BARROS, 2011).
“existem inúmeras dimensões reciprocamente implicadas para a formação e continuidade de uma disciplina: a produção de instâncias teóricas e metodológicas, a constituição de uma linguagem comum entre os seus praticantes, a definição e constante redefinição de seus objetos de estudo, uma singularidade que as diferencia de outros saberes, uma complexidade gradual interna que termina por gerar novas modalidades no interior da disciplina, e, por fim, o mais importante: a rede humana que a constitui este ou aquele campo de saber em especial” (BARROS, 2011, p.254-265).
Fontes
BARROS, J. D’Assunção. Uma disciplina - entendendo como funcionam os diversos campos do saber a partir de uma reflexão sobre história. Opsis, Catalão, v.11, n.1, p.252-270, jan./jun. 2011. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/viewFile/11246/9500>. Acesso em: 2 ago. 2017.
DISCIPLINA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Disciplina>. Acesso em: 2 ago. 2017.
HOUAISS, A. Disciplina. In:______. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
LAZARTE, L. Ecologia cognitiva na sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v.29, n.2, p.43-51, maio/ago. 2000. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/886/921>. Acesso em: 31 ago. 2017.