Acessibilidade Digital
De Meu Wiki
(Criou página com '==Ementa== Conjunto de ''softwares'', dispositivos, serviços ou ambientes especialmente desenvolvidos para permitir o acesso de pessoas com necessidades especiais (visuais, mot...') |
|||
(3 edições intermediárias não estão sendo exibidas.) | |||
Linha 2: | Linha 2: | ||
Conjunto de ''softwares'', dispositivos, serviços ou ambientes especialmente desenvolvidos para permitir o acesso de pessoas com necessidades especiais (visuais, motoras, auditivas e outras) aos recursos computacionais e à educação a distância. O conceito de ''design'' acessível e a prática de desenvolvimento acessível garantem tanto o "acesso direto" (ou seja, não assistido) como o "acesso indireto", por meio do uso de tecnologia assistiva (também conhecida como tecnologia de apoio: leitores de tela, teclados virtuais, sintetizadores de voz, etc.). | Conjunto de ''softwares'', dispositivos, serviços ou ambientes especialmente desenvolvidos para permitir o acesso de pessoas com necessidades especiais (visuais, motoras, auditivas e outras) aos recursos computacionais e à educação a distância. O conceito de ''design'' acessível e a prática de desenvolvimento acessível garantem tanto o "acesso direto" (ou seja, não assistido) como o "acesso indireto", por meio do uso de tecnologia assistiva (também conhecida como tecnologia de apoio: leitores de tela, teclados virtuais, sintetizadores de voz, etc.). | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''Veja também''': [[Navegabilidade]] | [[Usabilidade]] | ||
==Referências== | ==Referências== |
Edição atual tal como 12h42min de 16 de fevereiro de 2018
Ementa
Conjunto de softwares, dispositivos, serviços ou ambientes especialmente desenvolvidos para permitir o acesso de pessoas com necessidades especiais (visuais, motoras, auditivas e outras) aos recursos computacionais e à educação a distância. O conceito de design acessível e a prática de desenvolvimento acessível garantem tanto o "acesso direto" (ou seja, não assistido) como o "acesso indireto", por meio do uso de tecnologia assistiva (também conhecida como tecnologia de apoio: leitores de tela, teclados virtuais, sintetizadores de voz, etc.).
Veja também: Navegabilidade | Usabilidade
Referências
“A acessibilidade digital é a capacidade de um produto ser flexível o suficiente para atender às necessidades e preferências do maior número possível de pessoas, além de ser compatível com tecnologias assistivas usadas por pessoas com necessidades especiais. Acessibilidade na Web significa que qualquer pessoa, utilizando qualquer tipo de tecnologia de navegação - navegadores gráficos, textuais, especiais para sistemas de computação móvel, etc. - deve ser capaz de visitar e interagir com qualquer site, compreendendo inteiramente as informações nele apresentadas” (DIAS, 2003 apud EVALDT).
“Conjunto de hardware e software especialmente idealizado para tornar o computador acessível, no sentido de que possa ser utilizado por pessoas com privações sensoriais e motoras. Equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, Braille), auxílios alternativos de acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficiência a usarem o computador” (GUIMARÃES, 2010).
Fontes
ACESSIBILIDADE. In: SÃO PAULO (Estado). Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/acessibilidade-0>. Acesso em: 24 jul. 2017.
DIAS, C. Usabilidade na Web - criando portais mais acessíveis. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003 apud EVALDT, D. K. Manual de utilização dos modelos de páginas acessíveis. Disponível em: <http://www.inf.pucrs.br/~infee/manual/>. Acesso em: 24 jul. 2017.
GUIMARÃES, A. S. F. Acessibilidade na informática: uma necessidade urgente. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização - Mídias na Educação) - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em:<http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/148348/001002416.pdf?sequence=1>. Acesso em: 24 jul. 2017.