Mediador Técnico
De Meu Wiki
(Diferença entre revisões)
(Criou página com '==Ementa== Conhecedor profundo do conteúdo programático do curso, o mediador técnico é o organizador/facilitador da troca de ideias (e não apenas um “entregador” da info...') |
|||
(uma edição intermediária não está sendo exibida.) | |||
Linha 2: | Linha 2: | ||
Conhecedor profundo do conteúdo programático do curso, o mediador técnico é o organizador/facilitador da troca de ideias (e não apenas um “entregador” da informação). | Conhecedor profundo do conteúdo programático do curso, o mediador técnico é o organizador/facilitador da troca de ideias (e não apenas um “entregador” da informação). | ||
- | + | ||
+ | '''Veja também''': [[Mediador Pedagógico]] | ||
==Referência== | ==Referência== |
Edição atual tal como 12h41min de 16 de fevereiro de 2018
Ementa
Conhecedor profundo do conteúdo programático do curso, o mediador técnico é o organizador/facilitador da troca de ideias (e não apenas um “entregador” da informação).
Veja também: Mediador Pedagógico
Referência
Conhecedores do conteúdo programático do curso, os mediadores técnicos enfatizam o surgimento de novas relações em detrimento da clássica relação mediador-aluno. A intervenção do mediador técnico deve procurar romper e superar o paradigma mediador-aluno (modelo conducionista). Nesse espaço, todos – aprendizes e mediadores técnicos – detêm conhecimentos específicos, diferenciados e relevantes. Todos são coautores e coprodutores do seu próprio conhecimento e, também, ambos são coautores e coprodutores do que está sendo produzido e incorporado ao ambiente, em um movimento contínuo e recursivo. O mediador técnico é o organizador/facilitador da troca de ideias (não “entregador” da informação) e os aprendizes passam a ter um papel mais ativo ao explicitar seus conhecimentos e ao revelar seus talentos. O mediador técnico é diferenciado por ser a pessoa portadora de uma intencionalidade pedagógica/andragógica, a qual deve preservar os objetivos originais do curso (“o barco tem um timoneiro!”).
Fonte
ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.