Educação Aberta
De Meu Wiki
(Criou página com '==Ementa== Movimento associado à oferta de cursos ''on-line'' e de recursos educacionais abertos (de domínio público e licença aberta), que tem levado à ampliação das opo...') |
|||
(5 edições intermediárias não estão sendo exibidas.) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
==Ementa== | ==Ementa== | ||
- | Movimento associado à oferta de cursos ''on-line'' e de | + | Movimento associado à oferta de cursos ''on-line'' e de [[Recursos Educacionais Abertos]] (de domínio público e licença aberta), que tem levado à ampliação das oportunidades de aprendizagem, dada a flexibilidade na admissão e no acesso à educação e a bens educacionais, sem custo para o participante. |
+ | |||
+ | '''Veja também''': [[Recursos Educacionais Abertos]] // [[Objeto Digital de Aprendizagem]] // [[Suportes Pedagógicos de uma Comunidade]] | ||
==Referências== | ==Referências== | ||
Linha 7: | Linha 9: | ||
<BLOCKQUOTE>Projeto educacional que permite o livre acesso às oportunidades de aprendizagem (flexibilidade na admissão e no acesso à educação, sem custo para o participante), por intermédio de mecanismos associados à Educação a Distância (Internet, correspondência, telefone, rádio, televisão, etc.) ou a ambientes híbridos (virtual e presencial). Ademais, é aberta porque a Educação a Distância constitui importante estratégia para aumentar a oferta e diminuir as barreiras geográficas de acesso à aprendizagem. Geralmente, a educação aberta tende a apoiar uma metodologia centrada no aluno. Para isso, o material didático elaborado busca sempre atender às necessidades da aprendizagem individualizada (o aluno só).</BLOCKQUOTE> | <BLOCKQUOTE>Projeto educacional que permite o livre acesso às oportunidades de aprendizagem (flexibilidade na admissão e no acesso à educação, sem custo para o participante), por intermédio de mecanismos associados à Educação a Distância (Internet, correspondência, telefone, rádio, televisão, etc.) ou a ambientes híbridos (virtual e presencial). Ademais, é aberta porque a Educação a Distância constitui importante estratégia para aumentar a oferta e diminuir as barreiras geográficas de acesso à aprendizagem. Geralmente, a educação aberta tende a apoiar uma metodologia centrada no aluno. Para isso, o material didático elaborado busca sempre atender às necessidades da aprendizagem individualizada (o aluno só).</BLOCKQUOTE> | ||
- | == | + | <BLOCKQUOTE>"O conceito de educação aberta encerra a ideia simples, mas poderosa, de que o conhecimento do mundo é um bem público e que a ''web'' aberta oferece uma oportunidade extraordinária para que todos compartilhem, usem e reúseem o conhecimento. Isso representa uma boa oportunidade para que as universidades voltem aos valores fundamentais da academia, isto é: compartilhar o conhecimento em benefício da sociedade" [''The concept of open education encapsulates a simple but powerful idea that the world’s knowledge is a public good and that the open web provides an extraordinary opportunity for everyone to share, use, and reuse knowledge. This represents a significant opportunity for universities to return to the core values of the academy, namely to share knowledge for the benefit of society''] (OPEN EDUCATION RESOURCE (OER) FOUNDATION, 2011).</BLOCKQUOTE> |
+ | |||
+ | ==Fontes== | ||
+ | |||
+ | DECLARAÇÃO REA de Paris de 2012. In: CONGRESSO MUNDIAL SOBRE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) DE 2012 | ||
+ | UNESCO, PARIS, 20 A 22 DE JUNHO DE 2012. Disponível em: < http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/WPFD2009/Portuguese_Declaration.html>. Acesso em: 9 fev. 2018. | ||
+ | |||
+ | OPEN EDUCATION RESOURCE (OER) FOUNDATION. '''Towards a logical model and plan for action'''. Canadá: Technology Enhanced Knowledge Research Institute; Athabasca University, 2011. Disponível em: <https://oerknowledgecloud.org/sites/oerknowledgecloud.org/files/Report_OERU-Final-version.pdf>. Acesso em: 9 fev. 2018. | ||
EDUCAÇÃO aberta. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_aberta>. Acesso em: 28 jul. 2017. | EDUCAÇÃO aberta. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_aberta>. Acesso em: 28 jul. 2017. | ||
[[Categoria: Glossário EGAP]] | [[Categoria: Glossário EGAP]] |
Edição atual tal como 12h01min de 16 de fevereiro de 2018
Ementa
Movimento associado à oferta de cursos on-line e de Recursos Educacionais Abertos (de domínio público e licença aberta), que tem levado à ampliação das oportunidades de aprendizagem, dada a flexibilidade na admissão e no acesso à educação e a bens educacionais, sem custo para o participante.
Veja também: Recursos Educacionais Abertos // Objeto Digital de Aprendizagem // Suportes Pedagógicos de uma Comunidade
Referências
Projeto educacional que permite o livre acesso às oportunidades de aprendizagem (flexibilidade na admissão e no acesso à educação, sem custo para o participante), por intermédio de mecanismos associados à Educação a Distância (Internet, correspondência, telefone, rádio, televisão, etc.) ou a ambientes híbridos (virtual e presencial). Ademais, é aberta porque a Educação a Distância constitui importante estratégia para aumentar a oferta e diminuir as barreiras geográficas de acesso à aprendizagem. Geralmente, a educação aberta tende a apoiar uma metodologia centrada no aluno. Para isso, o material didático elaborado busca sempre atender às necessidades da aprendizagem individualizada (o aluno só).
"O conceito de educação aberta encerra a ideia simples, mas poderosa, de que o conhecimento do mundo é um bem público e que a web aberta oferece uma oportunidade extraordinária para que todos compartilhem, usem e reúseem o conhecimento. Isso representa uma boa oportunidade para que as universidades voltem aos valores fundamentais da academia, isto é: compartilhar o conhecimento em benefício da sociedade" [The concept of open education encapsulates a simple but powerful idea that the world’s knowledge is a public good and that the open web provides an extraordinary opportunity for everyone to share, use, and reuse knowledge. This represents a significant opportunity for universities to return to the core values of the academy, namely to share knowledge for the benefit of society] (OPEN EDUCATION RESOURCE (OER) FOUNDATION, 2011).
Fontes
DECLARAÇÃO REA de Paris de 2012. In: CONGRESSO MUNDIAL SOBRE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) DE 2012 UNESCO, PARIS, 20 A 22 DE JUNHO DE 2012. Disponível em: < http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/WPFD2009/Portuguese_Declaration.html>. Acesso em: 9 fev. 2018.
OPEN EDUCATION RESOURCE (OER) FOUNDATION. Towards a logical model and plan for action. Canadá: Technology Enhanced Knowledge Research Institute; Athabasca University, 2011. Disponível em: <https://oerknowledgecloud.org/sites/oerknowledgecloud.org/files/Report_OERU-Final-version.pdf>. Acesso em: 9 fev. 2018.
EDUCAÇÃO aberta. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_aberta>. Acesso em: 28 jul. 2017.