Aprendizagem Ativa
De Meu Wiki
(Criou página com '==Ementa== Toda aprendizagem envolve uma prática social que acontece pela participação ativa em comunidades sociais e pela construção de identidades com essas comunidades. ...') |
|||
Linha 6: | Linha 6: | ||
<BLOCKQUOTE>A aprendizagem realizada por meio da participação ativa e da colaboração é, segundo Lave e Wenger, um aspecto da prática social e envolve a pessoa inteira, implicando não somente uma relação com atividades específicas, mas uma relação com comunidades sociais, o que torna essa pessoa um participante pleno, um membro, um tipo de pessoa. Dessa forma, a aprendizagem implica tornar-se capaz de estar envolvido em novas atividades, de desempenhar novas tarefas e funções, de dominar novas noções. Para Lave e Wenger, a teoria da prática social possui ênfase na relação interdependente entre o agente e o mundo, a atividade, o sentido, a cognição, o ensino e a aprendizagem.</BLOCKQUOTE> | <BLOCKQUOTE>A aprendizagem realizada por meio da participação ativa e da colaboração é, segundo Lave e Wenger, um aspecto da prática social e envolve a pessoa inteira, implicando não somente uma relação com atividades específicas, mas uma relação com comunidades sociais, o que torna essa pessoa um participante pleno, um membro, um tipo de pessoa. Dessa forma, a aprendizagem implica tornar-se capaz de estar envolvido em novas atividades, de desempenhar novas tarefas e funções, de dominar novas noções. Para Lave e Wenger, a teoria da prática social possui ênfase na relação interdependente entre o agente e o mundo, a atividade, o sentido, a cognição, o ensino e a aprendizagem.</BLOCKQUOTE> | ||
- | == | + | ==Fontes== |
ANTUNES, A. S. M. M. '''A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho'''. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. | ANTUNES, A. S. M. M. '''A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho'''. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Edição de 17h32min de 15 de fevereiro de 2018
Ementa
Toda aprendizagem envolve uma prática social que acontece pela participação ativa em comunidades sociais e pela construção de identidades com essas comunidades. Os saberes em uma comunidade de prática (CoP) são produzidos e evidenciados através de formas compartilhadas de fazer e entender, as quais resultam de dinâmicas de negociação e envolvem a participação ativa e a reificação da prática.
Referência
A aprendizagem realizada por meio da participação ativa e da colaboração é, segundo Lave e Wenger, um aspecto da prática social e envolve a pessoa inteira, implicando não somente uma relação com atividades específicas, mas uma relação com comunidades sociais, o que torna essa pessoa um participante pleno, um membro, um tipo de pessoa. Dessa forma, a aprendizagem implica tornar-se capaz de estar envolvido em novas atividades, de desempenhar novas tarefas e funções, de dominar novas noções. Para Lave e Wenger, a teoria da prática social possui ênfase na relação interdependente entre o agente e o mundo, a atividade, o sentido, a cognição, o ensino e a aprendizagem.
Fontes
ANTUNES, A. S. M. M. A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
WENGER, E.; LAVE, J. Situated learning legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University, 2003.