Conteudista
De Meu Wiki
Linha 6: | Linha 6: | ||
<BLOCKQUOTE>“Atribuições: é responsável pelo conteúdo da disciplina do curso, assegurando a consistência dos teores abordados na área específica e na integração e articulação com as outras áreas de conhecimento. Seleciona, escreve e organiza o conteúdo programático. Sugere estratégias pedagógicas, questões desafiadoras, atividades e tarefas a serem produzidas pelos alunos. Fica à disposição para esclarecimento de dúvidas dos alunos, tutores e equipe de criação do [[Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)]]. Propõe medidas de correção de rumo que, eventualmente, se fizerem necessárias. Participa na elaboração das atividades, das avaliações, vídeos aulas e elaboração do roteiro das mesmas” (KACHAR, 2010).</BLOCKQUOTE> | <BLOCKQUOTE>“Atribuições: é responsável pelo conteúdo da disciplina do curso, assegurando a consistência dos teores abordados na área específica e na integração e articulação com as outras áreas de conhecimento. Seleciona, escreve e organiza o conteúdo programático. Sugere estratégias pedagógicas, questões desafiadoras, atividades e tarefas a serem produzidas pelos alunos. Fica à disposição para esclarecimento de dúvidas dos alunos, tutores e equipe de criação do [[Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)]]. Propõe medidas de correção de rumo que, eventualmente, se fizerem necessárias. Participa na elaboração das atividades, das avaliações, vídeos aulas e elaboração do roteiro das mesmas” (KACHAR, 2010).</BLOCKQUOTE> | ||
- | <BLOCKQUOTE>“Profissional que domina determinado assunto (autor/especialista/professor), designado para criar, desenvolver, atualizar ou adaptar conteúdo programático de um curso, presencial ou ''on-line''. Durante a realização do curso, cabe ao conteudista, se for na [[Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”)]], validar as sugestões dos participantes da [[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]] e, quando houver pertinência, adequar o conteúdo do curso. Muitas vezes, o Conteudista também pode assumir o papel de [[Mediador | + | <BLOCKQUOTE>“Profissional que domina determinado assunto (autor/especialista/professor), designado para criar, desenvolver, atualizar ou adaptar conteúdo programático de um curso, presencial ou ''on-line''. Durante a realização do curso, cabe ao conteudista, se for na [[Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”)]], validar as sugestões dos participantes da [[Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática]] e, quando houver pertinência, adequar o conteúdo do curso. Muitas vezes, o Conteudista também pode assumir o papel de [[Mediador Técnico]] do curso, o que se dá mediante sua capacitação feita pelo Coordenador de Projeto (de curso)” (ZAHED-COELHO; TAVARES-SILVA, 2003).</BLOCKQUOTE> |
Edição de 16h35min de 15 de fevereiro de 2018
Ementa
Profissional (autor/especialista/professor) que cria, desenvolve, atualiza ou adapta o conteúdo programático de um curso (presencial ou on-line).
Referências
“Atribuições: é responsável pelo conteúdo da disciplina do curso, assegurando a consistência dos teores abordados na área específica e na integração e articulação com as outras áreas de conhecimento. Seleciona, escreve e organiza o conteúdo programático. Sugere estratégias pedagógicas, questões desafiadoras, atividades e tarefas a serem produzidas pelos alunos. Fica à disposição para esclarecimento de dúvidas dos alunos, tutores e equipe de criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Propõe medidas de correção de rumo que, eventualmente, se fizerem necessárias. Participa na elaboração das atividades, das avaliações, vídeos aulas e elaboração do roteiro das mesmas” (KACHAR, 2010).
“Profissional que domina determinado assunto (autor/especialista/professor), designado para criar, desenvolver, atualizar ou adaptar conteúdo programático de um curso, presencial ou on-line. Durante a realização do curso, cabe ao conteudista, se for na Abordagem “Construcionismo Contextualizado” (“Estar junto virtual”), validar as sugestões dos participantes da Comunidade Virtual de Aprendizagem e/ou Comunidade Virtual de Prática e, quando houver pertinência, adequar o conteúdo do curso. Muitas vezes, o Conteudista também pode assumir o papel de Mediador Técnico do curso, o que se dá mediante sua capacitação feita pelo Coordenador de Projeto (de curso)” (ZAHED-COELHO; TAVARES-SILVA, 2003).
FONTES
KACHAR, V. Projeto Político Pedagógico: educação a distância. São Paulo: EGAP/Fundap, 2010. [Projeto Político Pedagógico Educação a Distância, Coord. Sandra Souza e Pedro Drago]. Disponível em: <http://biblioteca.planejamento.sp.gov.br:8080/Bibspg/DigitalMediaController/?id=ODQ6UHJvamV0byBQb2xpdGljby1wZWRhZ29naWNvIEVhRC5wZGY=>. Acesso em: 4 ago. 2017.
ZAHED-COELHO, S.; TAVARES-SILVA, T. Dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem. São Paulo: Fundap, 2003.