Ferramentas pessoais

Currículo

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Ementa== Visto como a “infraestrutura” revelada de um programa de estudos, mais do que apenas uma lista de matérias, o currículo define a filosofia do programa oferecido...')
 
Linha 5: Linha 5:
==Referências==
==Referências==
-
“Curriculum, em latim, significa exatamente ‘percurso’. O Currículo tem uma dimensão objetiva (institucional), na qual ele é sistematizado, e que é indissociável da dimensão subjetiva (individual), na qual ele é vivido. Pode-se dizer que o Currículo real de uma instituição formadora e capacitadora é o conjunto de ordenamentos, saberes, relações e experiências (teóricos e práticos, explícitos e implícitos, didáticos e organizacionais, mentais e emocionais, cognitivos e psíquicos, conceituais e simbólicos, intelectuais e sensitivos, racionais e imaginários, éticos e estéticos, individuais e coletivos, endógenos e exógenos, culturais e políticos, numa palavra: o instituído e o instituinte), que se realizam como prática cotidiana de formação e capacitação” (CASALI, 2001:109).
+
<BLOCKQUOTE>“''Curriculum'', em latim, significa exatamente ‘percurso’. O Currículo tem uma dimensão objetiva (institucional), na qual ele é sistematizado, e que é indissociável da dimensão subjetiva (individual), na qual ele é vivido. Pode-se dizer que o Currículo real de uma instituição formadora e capacitadora é o conjunto de ordenamentos, saberes, relações e experiências (teóricos e práticos, explícitos e implícitos, didáticos e organizacionais, mentais e emocionais, cognitivos e psíquicos, conceituais e simbólicos, intelectuais e sensitivos, racionais e imaginários, éticos e estéticos, individuais e coletivos, endógenos e exógenos, culturais e políticos, numa palavra: o instituído e o instituinte), que se realizam como prática cotidiana de formação e capacitação” (CASALI, 2001:109).</BLOCKQUOTE>
-
A proposta curricular para uma Escola de Governo deve contemplar “conteúdos sobre o contexto socioeconômico e político-institucional, conceitos, técnicas e habilidades pertinentes à gestão pública, numa abordagem aplicada à prática e segundo o modelo de gestão pública integrada por competências e resultados.[...]  
+
<BLOCKQUOTE>A proposta curricular para uma Escola de Governo deve contemplar “conteúdos sobre o contexto socioeconômico e político-institucional, conceitos, técnicas e habilidades pertinentes à gestão pública, numa abordagem aplicada à prática e segundo o modelo de gestão pública integrada por competências e resultados.[...]  
O atendimento dessa premissa implica oferecer uma formação em gestão pública por meio de módulos temáticos, constituídos por disciplinas que abordam as dimensões de planejamento, organização e gestão pública com enfoque governamental e gerencial.
O atendimento dessa premissa implica oferecer uma formação em gestão pública por meio de módulos temáticos, constituídos por disciplinas que abordam as dimensões de planejamento, organização e gestão pública com enfoque governamental e gerencial.
-
A natureza dos conhecimentos para a atuação em Governo e  Administração Pública trata necessariamente da articulação de várias áreas do conhecimento, numa abordagem interdisciplinar’ (Galvão e Reis, 1997), com destaque para Direito (estado de direito, instituições, direitos e deveres), Economia (produção bens e serviços, arrecadação e distribuição dos recursos), Administração (conceitos e técnicas que contribuem para o desenvolvimento das organizações e gestão dos recursos) e Ciência Política (estado, governo, sociedade)” (KACHAR, 2010).
+
A natureza dos conhecimentos para a atuação em Governo e  Administração Pública trata necessariamente da articulação de várias áreas do conhecimento, numa abordagem interdisciplinar’ (Galvão e Reis, 1997), com destaque para Direito (estado de direito, instituições, direitos e deveres), Economia (produção bens e serviços, arrecadação e distribuição dos recursos), Administração (conceitos e técnicas que contribuem para o desenvolvimento das organizações e gestão dos recursos) e Ciência Política (estado, governo, sociedade)” (KACHAR, 2010).</BLOCKQUOTE>
==Fontes==
==Fontes==

Edição atual tal como 16h27min de 5 de fevereiro de 2018

Ementa

Visto como a “infraestrutura” revelada de um programa de estudos, mais do que apenas uma lista de matérias, o currículo define a filosofia do programa oferecido, referenciado naquilo que o aluno precisa saber para ter domínio mais sobre o próprio programa de estudo do que apenas sobre um ou outro curso específico.

Referências

Curriculum, em latim, significa exatamente ‘percurso’. O Currículo tem uma dimensão objetiva (institucional), na qual ele é sistematizado, e que é indissociável da dimensão subjetiva (individual), na qual ele é vivido. Pode-se dizer que o Currículo real de uma instituição formadora e capacitadora é o conjunto de ordenamentos, saberes, relações e experiências (teóricos e práticos, explícitos e implícitos, didáticos e organizacionais, mentais e emocionais, cognitivos e psíquicos, conceituais e simbólicos, intelectuais e sensitivos, racionais e imaginários, éticos e estéticos, individuais e coletivos, endógenos e exógenos, culturais e políticos, numa palavra: o instituído e o instituinte), que se realizam como prática cotidiana de formação e capacitação” (CASALI, 2001:109).
A proposta curricular para uma Escola de Governo deve contemplar “conteúdos sobre o contexto socioeconômico e político-institucional, conceitos, técnicas e habilidades pertinentes à gestão pública, numa abordagem aplicada à prática e segundo o modelo de gestão pública integrada por competências e resultados.[...] O atendimento dessa premissa implica oferecer uma formação em gestão pública por meio de módulos temáticos, constituídos por disciplinas que abordam as dimensões de planejamento, organização e gestão pública com enfoque governamental e gerencial. A natureza dos conhecimentos para a atuação em Governo e Administração Pública trata necessariamente da articulação de várias áreas do conhecimento, numa abordagem interdisciplinar’ (Galvão e Reis, 1997), com destaque para Direito (estado de direito, instituições, direitos e deveres), Economia (produção bens e serviços, arrecadação e distribuição dos recursos), Administração (conceitos e técnicas que contribuem para o desenvolvimento das organizações e gestão dos recursos) e Ciência Política (estado, governo, sociedade)” (KACHAR, 2010).

Fontes

CASALI, A. Saberes e procederes escolares: o singular, o parcial, o universal. In: SEVERINO, A. J.; FAZENDA, I. C. A. Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas: Papirus, 2001. p. 109-124.

GALVÃO, M. C. C.P.; REIS, M. S. Inovações na formação do profissional público: algumas considerações. In: CONGRESO INTERNACIONAL DEL CLAD SOBRE LA REFORMA DEL ESTADO Y DE LA ADMINISTRACIÓN PÚBLICA, 2., 1997, Isla de Margarita, Venezuela, 1997.

KACHAR, V. Projeto Político Pedagógico: educação a distância. São Paulo: EGAP/Fundap, 2010. [Projeto Político Pedagógico Educação a Distância, Coord. Sandra Souza e Pedro Drago]. Disponível em: < http://biblioteca.planejamento.sp.gov.br:8080/Bibspg/DigitalMediaController/?id=ODQ6UHJvamV0byBQb2xpdGljby1wZWRhZ29naWNvIEVhRC5wZGY=>. Acesso em: 4 ago. 2017.