Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
De Meu Wiki
Linha 8: | Linha 8: | ||
<BLOCKQUOTE>“Estrutura híbrida que contempla diversas mídias de comunicação e interação para o uso educacional (exemplo: curso ''on-line'', tendo uma comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática, fórum de discussão, etc. como recurso de interação).” (ZAHED-COELHO, 2005)</BLOCKQUOTE> | <BLOCKQUOTE>“Estrutura híbrida que contempla diversas mídias de comunicação e interação para o uso educacional (exemplo: curso ''on-line'', tendo uma comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática, fórum de discussão, etc. como recurso de interação).” (ZAHED-COELHO, 2005)</BLOCKQUOTE> | ||
- | <BLOCKQUOTE> | + | <BLOCKQUOTE>“Ambientes virtuais de aprendizagem são ''softwares'' que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EaD, são usados para complementar aulas presenciais.” (AMBIENTES virtuais de aprendizagem. Wikipedia)</BLOCKQUOTE> |
- | <BLOCKQUOTE> | + | <BLOCKQUOTE>“AVAS (códigos livres/abertos e comerciais): |
'''Livres e abertos''': códigos de programação abertos possibilitam que o sistema seja modificado por qualquer pessoa; todos podem ser coautores das suas funcionalidades. Exemplos: | '''Livres e abertos''': códigos de programação abertos possibilitam que o sistema seja modificado por qualquer pessoa; todos podem ser coautores das suas funcionalidades. Exemplos: | ||
- | [[Moodle]] | + | [[Moodle]], |
- | [[TelEduc]] | + | [[TelEduc]], |
- | E-proinfo | + | E-proinfo, |
- | Dokeos | + | Dokeos, |
- | Sakai | + | Sakai, |
- | Canvas etc. | + | Canvas, etc. |
'''Comerciais:''' | '''Comerciais:''' | ||
- | Blackboard | + | Blackboard, |
- | WebAula | + | WebAula, |
- | Saba | + | Saba, |
- | Sumtotal etc.” | + | Sumtotal, etc.” |
(COACH EAD, 2016)</BLOCKQUOTE> | (COACH EAD, 2016)</BLOCKQUOTE> | ||
Edição de 16h03min de 2 de fevereiro de 2018
Ementa
São sistemas computacionais (softwares) disponibilizados no ciberespaço e que permitem: integrar várias mídias, linguagens e recursos; veicular conteúdos; apresentar informações de maneira organizada; facilitar a interação entre pessoas, atores do processo educativo e objetos de conhecimento. Por ser de fácil manuseio, os AVAs possibilitam o monitoramento virtual de aulas, discussões, apresentações e demais atividades educacionais.
Referências
“Estrutura híbrida que contempla diversas mídias de comunicação e interação para o uso educacional (exemplo: curso on-line, tendo uma comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática, fórum de discussão, etc. como recurso de interação).” (ZAHED-COELHO, 2005)
“Ambientes virtuais de aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EaD, são usados para complementar aulas presenciais.” (AMBIENTES virtuais de aprendizagem. Wikipedia)
“AVAS (códigos livres/abertos e comerciais): Livres e abertos: códigos de programação abertos possibilitam que o sistema seja modificado por qualquer pessoa; todos podem ser coautores das suas funcionalidades. Exemplos: Moodle, TelEduc, E-proinfo, Dokeos, Sakai, Canvas, etc. Comerciais: Blackboard, WebAula, Saba, Sumtotal, etc.” (COACH EAD, 2016)
Fontes
AMBIENTES virtuais de aprendizagem. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem#Os_Ambientes_Virtuais_de_Aprendizagem>. Acesso em: 28 jun. 2017.
COACH EAD. O que é ambiente virtual de aprendizagem?. 2016. Disponível em: <http://www.coachead.com.br/ambiente-virtual-de-aprendizagem/>. Acesso em: 24 jul. 2017.
ZAHED-COELHO, S. A construção de um curso a distância on-line para capacitação em massa, com a comunidade virtual de aprendizagem como recurso de interação: uma experiência do governo do Estado de São Paulo. 2005. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Mackenzie, São Paulo, 2005.