Ferramentas pessoais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

De Meu Wiki

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Fontes)
Linha 1: Linha 1:
==Ementa==
==Ementa==
-
São sistemas computacionais (softwares) disponibilizados no ciberespaço e que permitem: integrar várias mídias, linguagens e recursos; veicular conteúdos; apresentar informações de maneira organizada; facilitar a interação entre pessoas, atores do processo educativo e objetos de conhecimento. Por ser de fácil manuseio, os AVAs possibilitam o monitoramento virtual de aulas, discussões, apresentações e demais atividades educacionais.   
+
São sistemas computacionais (''softwares'') disponibilizados no ciberespaço e que permitem: integrar várias mídias, linguagens e recursos; veicular conteúdos; apresentar informações de maneira organizada; facilitar a interação entre pessoas, atores do processo educativo e objetos de conhecimento. Por ser de fácil manuseio, os AVAs possibilitam o monitoramento virtual de aulas, discussões, apresentações e demais atividades educacionais.   
==Referências==
==Referências==
-
“Estrutura híbrida que contempla diversas mídias de comunicação e interação para o uso educacional (exemplo: curso on-line, tendo uma comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática, fórum de discussão, etc. como recurso de interação)” (ZAHED-COELHO, 2005).
+
<BLOCKQUOTE>“Estrutura híbrida que contempla diversas mídias de comunicação e interação para o uso educacional (exemplo: curso ''on-line'', tendo uma comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática, fórum de discussão, etc. como recurso de interação).” (ZAHED-COELHO, 2005)</BLOCKQUOTE>
-
'''“Ambientes virtuais de aprendizagem''' são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EAD, são usados para complementar aulas presenciais.” (GOOGLE, https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem#Os_Ambientes_Virtuais_de_Aprendizagem
+
 
-
'''“AVAS (códigos livres/abertos e comerciais)''':
+
<BLOCKQUOTE>'''“Ambientes virtuais de aprendizagem''' são ''softwares'' que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EaD, são usados para complementar aulas presenciais.” (AMBIENTES virtuais de aprendizagem. Wikipedia)
-
Livres e abertos: códigos de programação abertos possibilitam que o sistema seja modificado por qualquer pessoa; todos podem ser coautores das suas funcionalidades. Exemplos:
+
 
-
Moodle [Ver Moodle]
+
<BLOCKQUOTE>'''“AVAS (códigos livres/abertos e comerciais)''':
-
Teleduc  [Ver TelEduc]
+
'''Livres e abertos''': códigos de programação abertos possibilitam que o sistema seja modificado por qualquer pessoa; todos podem ser coautores das suas funcionalidades. Exemplos:
 +
[[Moodle]]
 +
[[TelEduc]]
E-proinfo
E-proinfo
Dokeos
Dokeos
Sakai
Sakai
Canvas etc.
Canvas etc.
-
Comerciais:
+
 
 +
'''Comerciais:'''
Blackboard
Blackboard
WebAula
WebAula
Saba
Saba
Sumtotal etc.”  
Sumtotal etc.”  
-
(CoachEaD, http://www.coachead.com.br/ambiente-virtual-de-aprendizagem/ )
+
(COACH EAD, 2016)
==Fontes==
==Fontes==
Linha 30: Linha 33:
ZAHED-COELHO, S. '''A construção de um curso a distância on-line para capacitação em massa, com a comunidade virtual de aprendizagem como recurso de interação''': uma experiência do governo do Estado de São Paulo. 2005. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Mackenzie, São Paulo, 2005.
ZAHED-COELHO, S. '''A construção de um curso a distância on-line para capacitação em massa, com a comunidade virtual de aprendizagem como recurso de interação''': uma experiência do governo do Estado de São Paulo. 2005. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Mackenzie, São Paulo, 2005.
 +
[[Categoria: Glossário EGAP]]
[[Categoria: Glossário EGAP]]

Edição de 15h58min de 2 de fevereiro de 2018

Ementa

São sistemas computacionais (softwares) disponibilizados no ciberespaço e que permitem: integrar várias mídias, linguagens e recursos; veicular conteúdos; apresentar informações de maneira organizada; facilitar a interação entre pessoas, atores do processo educativo e objetos de conhecimento. Por ser de fácil manuseio, os AVAs possibilitam o monitoramento virtual de aulas, discussões, apresentações e demais atividades educacionais.


Referências

“Estrutura híbrida que contempla diversas mídias de comunicação e interação para o uso educacional (exemplo: curso on-line, tendo uma comunidade virtual de aprendizagem e/ou de prática, fórum de discussão, etc. como recurso de interação).” (ZAHED-COELHO, 2005)
“Ambientes virtuais de aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EaD, são usados para complementar aulas presenciais.” (AMBIENTES virtuais de aprendizagem. Wikipedia)
“AVAS (códigos livres/abertos e comerciais): Livres e abertos: códigos de programação abertos possibilitam que o sistema seja modificado por qualquer pessoa; todos podem ser coautores das suas funcionalidades. Exemplos: Moodle TelEduc E-proinfo Dokeos Sakai Canvas etc. Comerciais: Blackboard WebAula Saba Sumtotal etc.” (COACH EAD, 2016)

Fontes

AMBIENTES virtuais de aprendizagem. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem#Os_Ambientes_Virtuais_de_Aprendizagem>. Acesso em: 28 jun. 2017.

COACH EAD. O que é ambiente virtual de aprendizagem?. 2016. Disponível em: <http://www.coachead.com.br/ambiente-virtual-de-aprendizagem/>. Acesso em: 24 jul. 2017.

ZAHED-COELHO, S. A construção de um curso a distância on-line para capacitação em massa, com a comunidade virtual de aprendizagem como recurso de interação: uma experiência do governo do Estado de São Paulo. 2005. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Mackenzie, São Paulo, 2005.